Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que tomar água de 15 em 15 minutos ajuda a prevenir Covid-19

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.dez.2020 | 21h04 |

Circula no WhatsApp que beber água de 15 em 15 minutos pode ajudar na prevenção contra a Covid-19. Segundo o texto, a água teria a capacidade de levar o vírus para o estômago, provocando a sua morte ao entrar em contato com o suco gástrico. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Um fator importante para não contrair o vírus é beber água de 15 em 15 min. (..) Porque ao molhar a garganta se o vírus estiver ali, vai direto para o estômago, e não há bactéria ou vírus que resista ao suco gástrico”
Trecho de mensagem compartilhada no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. De acordo com Rafaela da Rosa Ribeiro, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Albert Einstein, a informação não faz sentido. Ela explica que o novo Coronavírus se replica nas vias aéreas respiratórias e, principalmente, nas regiões mais inferiores, como o pulmão, por onde a água não passa.

Além disso, não há indícios de que o vírus não resista ao suco gástrico presente no estômago. Em março deste ano, pesquisadores do Quinto Hospital Afiliado em Guangzhou, na China, identificaram a presença de RNA do SARS-CoV-2 nas fezes de 53,4% dos pacientes infectados. Além disso, entre pacientes que já tinham sido curados da doença, 23% também teve resultado positivo para a presença do vírus. O estudo ainda destaca que alguns pacientes diagnosticados com a doença apresentaram quadro de vômitos e diarreias, o que pode indicar a ação do vírus no sistema digestivo.

Apesar de não existir nenhuma evidência de que consumir água reduza as chances de contrair Covid-19, manter-se hidratado é importante para manter o corpo saudável e diminuir as chances de desenvolver quadros mais graves da doença.

Os sites BBC Future, do Reino Unido, e Newtral, da Espanha, também verificaram conteúdos semelhantes.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo