A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Photomix Company/Pexels
Foto: Photomix Company/Pexels

#Verificamos: É golpe mensagem que circula no WhatsApp com ‘roda da sorte’ da Amazon

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.dez.2020 | 15h48 |

Circula no WhatsApp uma mensagem que divulga uma suposta promoção da Amazon para o recebimento de prêmios. Internautas são convidados a participarem de jogo eletrônico em link que acompanha o texto, no qual devem girar uma roleta. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

big_billion_days_amazon_golpe

“Big Billion Days – Amazon. Gire a roda da sorte! oferecemos aos nossos membros 1 giro grátis por uma chance de ganhar prêmios exclusivos!”

Trecho de mensagem compartilhada no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa da Amazon informou, por meio de nota, que não tem “conhecimento de qualquer promoção da Amazon nas mecânicas descritas” na mensagem. Além disso, pela plataforma Who.is, é possível verificar que o endereço eletrônico encaminhado na mensagem não pertence à Amazon ou a sua subsidiária  brasileira. Na verdade, ele está registrado de forma anônima na China. Trata-se, muito provavelmente, de um golpe para o roubo de senhas e informações pessoais.

A Lupa já verificou outros golpes semelhantes como a doação de geladeiras pela Lojas Americanas, distribuição de cartões de crédito pela Nubank e promoção de gás a R$ 30 da Liquigás. A orientação da Polícia Federal para esse tipo de promoção é que, na dúvida, não se deve clicar no link ou digitar dados pessoais, e sim procurar os canais oficiais das empresas para averiguar a veracidade desse tipo de promoção.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo