A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#SóQueNão: ONU e Lupa lançam websérie para desmentir informações falsas sobre a COVID-19

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.dez.2020 | 10h00 |

O uso de máscara aumenta a taxa de dióxido de carbono no cérebro e altera a flora oral? Vacinas podem gerar seres humanos geneticamente modificados e permitem controle externo por meio de microchip? Chá de limão, alho e jambu têm eficácia na cura da COVID-19? Essas e outras informações falsas sobre a pandemia do novo coronavírus têm sido disseminadas pelas redes sociais levando confusão e desserviço à população. 

Em mais uma ação contra a desinformação, a Lupa se une às Nações Unidas em uma iniciativa em prol do compartilhamento de informações precisas sobre a Covid-19 com uma abordagem que atrai o interesse dos mais diferentes públicos: o humor. A campanha PAUSE, ação global da ONU que combate a desinformação sobre o novo coronavírus, lança hoje (8), às 16h,  a websérie #SÓQUENÃO, que contará ainda com outros três episódios exibidos nos dias 15, 22 e 29 para fechar o ano. Com o intuito de desmentir informações falsas compartilhadas ao longo da pandemia, a série de quatro episódios é comandada pelo ator Hamiltinho (“Estranha Mente” – Multishow , “Ana e Vitória – O filme”, “Tropicalinha – Caetano e Gil para crianças” e “O Jeitinho Carioca”) e conta com a participação especial de Rafael Infante (“Porta dos Fundos”, “Vai Que Cola”, “Divã A 2”, “Bom Sucesso”). Respeitando as medidas de segurança, a websérie foi gravada de maneira remota e estará disponível nas redes sociais da Lupa e da ONU Brasil.

Parte da iniciativa Verificado, que visa disseminar informações confiáveis sobre o novo coronavírus, PAUSE é uma campanha que propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação. Usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar. A campanha ganha o reforço da Lupa que chega ao projeto com o mesmo propósito: corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos.

O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC RIO), conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo. 

Ficha técnica:

Douglas Silveira: Direção de educação e de projeto (Lupa)

Natália Leal: Direção de conteúdo (Lupa)

Gilberto Scofield: Direção de estratégia (Lupa)

Raquel Moura: Coordenação de mídia social (Lupa)

André Loureiro: Roteiro e pesquisa

Nathan Leitão: Captação, edição, finalização e produção musical

Hamilton Dias: Apresentação, produção e colaboração de roteiro

Rafael Infante: Ator convidado

Kimberly Mann, Diretora, Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio): Curadoria de conteúdo

Caroline Rego, Juliana Matteucci e Marjorie Enya: Equipe de comunicação (Purpose)

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo