A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Foto de multidão em Washington é antiga e não tem relação com eleição

Editor | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.dez.2020 | 16h52 |

Circula nas redes sociais uma foto que mostra milhares de pessoas nas ruas de Washington, capital dos Estados Unidos. A legenda afirma que milhares de norte-americanos armados cercam a Suprema Corte do país, pedindo por um “resultado justo”. Nesta semana, o tribunal rejeitou uma ação proposta pelo secretário de Justiça do estado do Texas pedindo a anulação das eleições de 2020. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Milhares de norte-americanos das mais variadas raças, origens e localidades, cercam o prédio da Suprema Corte, na capital do país, Washington D.C., pressionando por um resultado justo. Detalhe: todos armados”
Legenda de imagem compartilhada no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto, na verdade, foi tirada em 24 de março de 2018 e mostra um protesto a favor de restrições à compra de armas e contra os recorrentes tiroteios em escolas no país. De autoria de Shannon Finney, a foto faz parte do acervo do banco de imagens Getty Images.

A imagem usada no post mostra a chamada Marcha Pelas Nossas Vidas, manifestação realizada simultaneamente em diversas cidades dos Estados Unidos e liderada por sobreviventes de massacres em escolas americanas. O protesto foi uma resposta ao massacre de Parkland, na Flórida. Em fevereiro de 2018, um ex-aluno de uma escola secundária matou 17 adolescentes com um rifle AR-15.

Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo