A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Marcos Corrêa/PR
Foto: Marcos Corrêa/PR

#Verificamos: Obra atribuída a Bolsonaro em vídeo é de responsabilidade do governo da Bahia

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.dez.2020 | 19h40 |

Circula nas redes sociais um vídeo no qual um homem exalta o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela construção de uma ponte sobre o rio São Francisco, no município de Barra, interior da Bahia. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

ponte-barra-xique-xique-bolsonaro-rio-sao-francisco

“Hoje 10 de dezembro de 2020, mas o Presidente Bolsonaro olha a ponte linda que ele está fazendo aqui no rio São Francisco”

Trecho de vídeo publicado no Facebook que, até às 15h30 de 15 de dezembro de 2020, tinha sido compartilhado por 161 pessoas.

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A ponte mostrada no vídeo, chamada de Ponte do Feijão, é uma obra do governo do estado da Bahia, e não do governo federal. A estrutura, sobre a BA-160, deve conectar as cidades de Barra e Xique-Xique, que ficam em margens opostas do rio São Francisco. Hoje, a travessia costuma ser feita por balsa, já que a ponte mais próxima fica em Ibotirama, a mais de 160 quilômetros de Barra.

O processo de licitação para a construção da ponte foi concluído em agosto de 2018, mas as obras começaram de fato em setembro de 2020. O projeto é uma parceria público-privada do governo estadual com a concessionária Estrada do Feijão, e envolve também a concessão da BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), o investimento realizado pelo governo é de R$ 133 milhões

A Lupa também falou com o Ministério da Infraestrutura, que negou haver repasse de verba federal para o projeto. 

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo