A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

LupaEducação: Em e-book, conheça a trajetória do programa educativo da Lupa

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.dez.2020 | 09h00 |

Como braço educacional da Lupa, nascia no dia 2 de abril de 2017, o LupaEducação — na mesma data escolhida pela International Fact-Checking Network (IFCN) para ser o primeiro Dia Internacional do Fact-Checking. A iniciativa inovadora no Brasil surgiu com o objetivo de capacitar cidadãos em técnicas de checagem e em educação midiática. 

Como parte das comemorações de seu aniversário de cinco anos, a Lupa  disponibiliza gratuitamente o e-book “LupaEducação 2017-2020”. O material é uma coletânea de 100 páginas com textos, registros fotográficos, ilustrações, infográficos e vídeos sobre a história do programa, os projetos, as parcerias e depoimentos de alguns profissionais e estudantes capacitados pelos professores e jornalistas da Lupa em quase quatro anos desta iniciativa educativa e pioneira no país na luta contra a desinformação.

De 2017 a 2020, o LupaEducação marcou presença em todos os estados brasileiros, no Distrito Federal e também no exterior. Foram mais de 700 horas de treinamento e mais de 160 eventos presenciais e online por todo o Brasil e também em Portugal, Espanha e Guiné-Bissau.

No material disponível aqui para download, você acompanha desde o projeto-piloto em 2016 — realizado durante o Festival piauí GloboNews de Jornalismo, no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo — até a primeira oficina de checagem realizada para estudantes de jornalismo da PUC-Rio, primeira atividade do programa já estruturado e coordenado por Douglas Silveira, hoje diretor de Educação da Lupa, e Cristina Tardáguila, fundadora da agência. 

“A Oficina Lupa de Checagem foi um dos pontos de partida do meu projeto de fact-checking com alunos do ensino médio, o HoaxBusters. A ideia de trabalhar a checagem de informações para ensinar ciências surgiu em 2017, e a oficina que fiz no ano seguinte me mostrou que o trabalho do jornalista tem muitas semelhanças com o do cientista. Considero a Lupa como a madrinha dos HoaxBusters”, diz Estêvão Zilioli – professor e criador do projeto HoaxBusters. 

A partir de 2018, o LupaEducação adaptou a formação para atender a todos os interessados em conhecer as ferramentas e os processos de checagem. Também firmou parcerias com empresas de diferentes setores, entidades públicas, instituições de ensino superior, escolas da educação básica, plataformas digitais e meios de comunicação da mídia tradicional. Tudo isso, com objetivo de construir na Lupa um hub de projetos educativos e de conteúdo no combate à desinformação.  

“Há uma defesa entre estudiosos sobre desinformação de que a checagem é fundamental na sociedade atual, mas deve ser cada vez mais encarada como uma reação e que é necessário pensar em um procedimento de longo prazo para produzir uma espécie de anteparo”, afirma Raphael Kapa, professor do LupaEducação. 

É nesse sentido que se encontra o esforço da equipe em criar conteúdos educativos para auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico para as mídias. Assim, a proposta do LupaEducação para os próximos anos, a partir do slogan da campanha em comemoração ao ano 5 da Lupa, é um convite à reflexão. 

“Estamos imersos em novas tecnologias, mas o caráter humano será sempre o diferencial nas relações de trabalho e nos processos de ensino e de aprendizagem. Ao falar de educação midiática, falo, necessariamente, de consciência humana. É sobre essa consciência cidadã que o LupaEducação tem crescido nesses quase quatro anos de existência e que continua sendo o nosso compromisso para os próximos anos”, diz Douglas Silveira, diretor de Educação da Lupa. 

Para acessar gratuitamente o material é só clicar aqui. Uma boa leitura para você.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo