A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Patrícia Cruz
Foto: Patrícia Cruz

#Verificamos: É falso que diretor do Butantan e prefeito de São Paulo são irmãos

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.dez.2020 | 16h26 |

Circula nas redes sociais que o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, seria irmão do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

dimas-covas-bruno-joao-doria

“O diretor do Butantã (sic) é irmão de Bruno Covas”

Texto em imagem publicada no Facebook que, até às 16h do dia 16 de dezembro de 2020, tinha sido compartilhada por mais de mil pessoas.

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, não é irmão do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). O diretor explicou, por e-mail, que o sobrenome é espanhol e que, possivelmente, as famílias têm origem comum. Contudo, os dois não compartilham nenhum grau de parentesco. A assessoria de imprensa do prefeito confirmou a informação. Bruno tem apenas um irmão, chamado Gustavo, que é presidente da Fundação Mário Covas. Além disso, Dimas é apenas um ano mais novo que a mãe do prefeito de São Paulo, Renata Covas Lopes — de quem o prefeito de São Paulo herdou o sobrenome.

O prefeito de São Paulo é filho de Renata e Pedro Mauro Lopes. Renata, por sua vez, é filha do ex-governador e prefeito de São Paulo Mário Covas (PSDB), morto em 2001. Além de Renata, Covas teve outros três filhos: Mário, que atualmente é vereador em São Paulo pelo Podemos, Sílvia e Tomás.

Ao contrário do que é sugerido pela peça de desinformação, o atual diretor do Instituto Butantan não foi nomeado por João Doria (PSDB), atual governador de São Paulo. A sua indicação para o cargo foi feita por Geraldo Alckmin, ex-governador do Estado, em 24 de fevereiro de 2017

Além de diretor do Butantan, Dimas Covas é presidente da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto e professor titular de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Anteriormente, ele havia trabalhado na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

A plataforma Aos Fatos também checou publicação semelhante.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo