A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Reprodução Facebook
Foto: Reprodução Facebook

#Verificamos: Foto de espaço com parede grafitada não é sala de aula da UFRGS

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
18.dez.2020 | 15h25 |

Circula nas redes sociais uma imagem de um espaço de paredes grafitadas e universitários sentados no chão assistindo a uma palestra. A mensagem colocada na montagem diz que aquele lugar seria uma sala de aula da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Acreditem se quiser, mas isso é uma sala de aula da UFRS (sic). Que horror!”

Texto em imagem publicado no Facebook que, até às 13h34 do dia 18 de dezembro de 2020, tinha sido compartilhado por 385 pessoas.

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O registro não foi feito em uma sala de aula da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Por e-mail, a assessoria de imprensa da universidade informou que o espaço apresentado na imagem não fica em suas dependências e encaminhou outro arquivo em que a mesma foto já teria circulado atribuída à Universidade de São Paulo (USP).

A foto, na verdade, mostra a sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Segundo a assessoria de imprensa da instituição, no momento da foto, o escritor e jornalista Marcelo Mário de Melo fazia uma fala durante evento, mas não soube precisar a data. 

A imagem já circula desde, pelo menos, 2016. Ela foi encontrada no site Fatos Desconhecidos e em blogs e páginas em redes sociais, assim como no fórum anônimo 4chan.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo