Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Modesto Carvalhosa não disse que Bolsonaro é ‘o melhor presidente que o Brasil já teve’

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.dez.2020 | 16h26 |

Circula pelas redes sociais uma frase atribuída ao jurista Modesto Carvalhosa, de 88 anos, em que ele supostamente afirma que Jair Bolsonaro (sem partido) é o melhor presidente que o Brasil já teve — apesar dos “poderes reduzidos aos de um gerente administrativo”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“‘Bolsonaro ainda é o melhor presidente que o Brasil já teve. Se, e quando tiver verdadeiro poder político, que hoje juízes, militares e políticos lhe negam, ele inaugurará na nossa terra uma era de grandeza, justiça e harmonia que ultrapassará os nossos sonhos mais otimistas.’ Disse Carvalhosa em seu twitter”
Texto em post publicado no Facebook que, até as 14h do dia 21 de dezembro, tinha sido compartilhado mais de 900 vezes

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registros públicos de que Modesto Carvalhosa tenha feito declaração similar em entrevista recente ou em seu perfil no Twitter. Diferentemente do que sugere a publicação, o advogado e ex-professor da Universidade de São Paulo (USP) já manifestou publicamente críticas a Bolsonaro. No dia 19, ele desmentiu a afirmação em um post no Twitter, afirmando que se tratava de “fake news”. Também escreveu que não apoia o presidente “em nenhuma de suas posições políticas”.


Ao fazer uma busca no Google da frase atribuída ao jurista, verifica-se que a afirmação foi publicada, na verdade, em 24 de novembro de 2019 em um perfil não oficial de Olavo de Carvalho. Esse perfil é dedicado a frases e pensamentos do autoproclamado filósofo, ensaísta e considerado “guru ideológico” de Bolsonaro.

Nota: ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo