A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Roberto Parizotti
Foto: Roberto Parizotti

#Verificamos: É antigo vídeo que mostra Caetano, Bethânia e Regina Casé dançando em uma festa

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
05.jan.2021 | 17h50 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia e a atriz Regina Casé dançando em uma festa. A legenda diz que a gravação foi feita em uma festa de Réveillon deste ano, na qual os famosos estariam desrespeitando medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Caetano Rouanet Veloso, Regina Casé, Betânia, Martinália filha de Martinho da Vila e outras dezenas de artistas em festa de réveillon, TODOS SEM DISTANCIAMENTO E SEM MÁSCARAS. Quando sua casa for invadida pela polícia, por causar aglomeração, lembre-se que na casa do Caetano Veloso as festas estão liberadas ! Será que a extrema imprensa vai divulgar essa bandalheira descarada ? Canalhas hipócritas !

Legenda que acompanha vídeo publicado no Facebook que, até às 16h do dia 05 de janeiro de 2021, tinha sido compartilhado por 40 pessoas

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é antigo. A cena que aparece no vídeo foi filmada em janeiro de 2019, durante a festa de aniversário de Rodrigo Veloso, irmão de Caetano e Bethânia, em Santo Amaro da Purificação (BA), cidade natal dos três. No YouTube, é possível encontrar diversos vídeos da festa, todos publicados em janeiro de 2019 (aqui, aqui e aqui). Há, ainda, um vídeo publicado pelo próprio Caetano, em 28 de janeiro de 2019, em sua conta no Instagram. É possível reparar que ele e Bethânia usam exatamente a mesma roupa que aparece no vídeo publicado recentemente.

Em seu Twitter, o cantor veio a público comentar sobre o caso. “É #FAKE! Este vídeo é de 2019 e não do Ano Novo de 2020/2021. #FakeNews”, disse Caetano. 

Na última segunda-feira (4), o cantor decidiu processar a cantora Nayat Jordan, que também compartilhou o vídeo em suas redes sociais. O advogado de Caetano notificou Nayat e pediu que o conteúdo fosse removido. “Tal prática é totalmente repudiada por todos aqueles filmados no referido vídeo, que se trata de registro de um evento familiar ocorrido no ano de 2019″, diz o advogado.

Essa informação também foi verificada pelo Fato ou Fake

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo