A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Fotos de multidão ao redor do Capitólio são antigas e não têm relação com invasão de apoiadores de Trump

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
07.jan.2021 | 16h40 |

Circula pelas redes sociais fotos de uma multidão ao redor do Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, em Washington. A legenda que acompanha as imagens afirma que os registros foram feitos na última quarta-feira (6), quando apoiadores do presidente americano Donald Trump invadiram o prédio e interromperam a contagem oficial dos votos das eleições presidenciais de 2020. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

 

“Washington DC today”
Texto compartilhado no Facebook que, até às 15h do dia 07 de janeiro de 2021, tinha sido compartilhado por mais de 7,6 mil pessoas

FALSO

As fotos analisadas pela Lupa são antigas e não têm relação com as manifestações a favor do presidente americano Donald Trump da última quarta-feira (6). As imagens foram registradas durante a “Marcha por Nossas Vidas”, manifestação que aconteceu nos Estados Unidos em março de 2018. O evento tinha como objetivo exigir restrições no comércio de armas de fogo e homenagear vítimas de tiroteios em escolas. As fotografias que circulam pelo Facebook podem ser encontradas em jornais como CNN, The Washington Post, CBS News, The Atlantic.

A foto no canto superior esquerdo pode ser vista em uma reportagem no site da CNN, e é creditada ao fotógrafo Andrew Harnik, da Associated Press. A do canto superior direito está disponível no banco de imagens Getty Images, e a autoria é creditada ao projeto Visions of America. A foto imediatamente abaixo desta também é do Getty Images, e já tinha sido compartilhada de forma equivocada como sendo de um protesto pró-Trump, em dezembro. Por fim, no canto inferior esquerdo, outra imagem do Getty Images, esta última creditada ao fotógrafo Win McNamee.

Na última quarta-feira (6), apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, durante a contagem oficial de votos das eleições presidenciais do ano passado, que elegeu Joe Biden. Os manifestantes alegam que houve fraude no pleito, sem nenhuma evidência concreta. Segundo a polícia, quatro pessoas morreram e 52 pessoas foram presas durante a invasão.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo