A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Tuíte que incita ‘caça dos fascistas de direita’ do Brasil não foi escrito por José Dirceu

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.jan.2021 | 14h56 |

Circula pelas redes sociais um tuíte supostamente escrito pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Nele, o petista teria dito que a esquerda conseguiu derrotar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que agora seria a hora de caçar todos os “fascistas de direita” do Brasil. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Estamos trilhando o caminha da vitória, derrotamos o Trump, agora nosso foco e’ o Brasil e caçar cada um dos fascistas de direita. Como fizemos em toda América Latina e estamos fazendo no mundo todo.”
Tuíte supostamente publicada por Zé Dirceu  que, até às 14h do dia 11 de janeiro de 2021, tinha sido compartilhado por mais de 900 pessoas no Facebook

FALSO

O tuíte analisado pela Lupa não foi publicado pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. A conta indicada no conteúdo, @zé_dirceu_df, não existe. Não é possível incluir acentos em endereços na plataforma. A conta @ze_dirceu_df, sem acento, também não existe. 

O petista não tem uma conta oficial de Twitter. Segundo sua assessoria de imprensa, o que existe é um perfil criado em junho de 2018 para divulgar o livro “Zé Dirceu: Memórias” (@DirceuMemorias). A última publicação neste perfil foi feita em 18 de dezembro de 2020 — antes, portanto, da invasão do Capitólio.

Nesta conta, não há nenhum comentário sobre as eleições presidenciais americanas de 2020. Até esta segunda-feira (11), a conta tinha um total de 696 tuítes e era utilizada, principalmente, para divulgar entrevistas do petista. O perfil também já foi utilizado para falar sobre a saúde do político. Em setembro do ano passado, ele publicou um boletim médico do Hospital Sírio-Libanês falando sobre um pequeno tumor no rim

Recentemente, Dirceu publicou duas colunas para o jornal Poder360 criticando o governo Bolsonaro (aqui e aqui). Em seus textos, o petista afirma que se “não fosse o STF, o Congresso Nacional e a oposição de esquerda, Bolsonaro já seria ditador” e disse que nunca houve um governo criminoso e irresponsável como o atual. Não há qualquer menção, ou mesmo sugestão, a “caça a fascistas” ou à derrota eleitoral de Trump.

Esse boato também foi verificado pelo Boatos.org.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo