A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que vacina contra a Covid-19 da Pfizer é produzida na China

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.jan.2021 | 19h34 |

Circula pelas redes sociais que a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech estaria em produção na China. O post mostra a imagem de um produto supostamente produzido pela empresa e, na embalagem, está escrito “made in China”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“O POVO ESTÁ SENDO ENGANADO… Vejam onde é que a picada da Pfizer está sendo produzida [na China]… Toque na imagem para ampliá-la…”
Legenda de imagem que, até as 13h do dia 13 de janeiro de 2021, tinha sido compartilhado por mais de 80 pessoas no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech não é produzida na China nem será distribuída como um cartucho de vaporizador de dose única. A assessoria de imprensa da empresa informou que, até o momento, a vacina é produzida em seis fábricas, sendo três nos Estados Unidos (Pfizer), uma na Bélgica (Pfizer) e duas na Alemanha (BioNTech).

Além disso, diferentemente do que o post afirma, a vacina da Pfizer deve ser administrada em duas doses em um intervalo de 21 dias, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, agência norte-americana ligada ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Ela precisa ser aplicada por uma injeção intramuscular (IM) no músculo deltóide, perto do ombro. 

A imagem original não foi localizada. A assessoria de imprensa da Pfizer informou que o produto que aparece na foto não é da empresa e que se trata de manipulação

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo