Tem certeza que deseja sair da sua conta?
Foto: Reprodução foto Twitter Mike Pence
Foto: Reprodução foto Twitter Mike Pence

#Verificamos: É falso que vice-presidente dos EUA colocou foto de Biden na capa de sua conta do Twitter

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.jan.2021 | 19h06 |

Circula nas redes sociais que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, trocou a foto de capa de sua conta oficial do Twitter e colocou no lugar uma imagem que supostamente mostra Joe Biden e Kamala Harris, presidente e vice-presidente eleitos. Segundo a legenda, Pence anunciou apoio aos democratas após apoiadores do presidente Donald Trump invadirem o Capitólio, sede do Congresso dos EUA, na quarta-feira (6). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“O vice de Trump, Mike Pence, se posiciona: trocou a foto de seu Twitter pela de Biden e Kamala Harris vitoriosos”
Texto de post publicado no Instagram que, até as 14h de 13 de janeiro de 2021, tinha mais de 345 curtidas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Quem aparece na foto de capa do Twitter do vice-presidente dos Estados Unidos é o próprio Mike Pence, juntamente com a mulher, Karen Pence, durante um comício em Michigan (EUA), em novembro de 2020. Além disso, Pence não declarou em nenhum momento apoio ao presidente eleito Joe Biden. Não há registros na imprensa, tampouco alguma declaração na conta do Twitter do vice-presidente.

Utilizando a ferramenta WayBack Machine, que captura registros de links em diferentes datas de acesso, é possível averiguar que a foto de capa do Twitter do vice-presidente foi mudada em 3 de novembro de 2020, dia da eleição presidencial nos Estados Unidos (em 2 de novembro, Pence também aparecia com a mulher na foto de capa do Twitter, em outro ângulo).

Não é possível saber a autoria do registro da foto da capa do vice-presidente dos Estados Unidos. Em 2 de novembro, um dia antes de fazer a troca das fotos, Pence e sua mulher participaram de diversos comícios para a campanha presidencial de Donald Trump. Registros da imprensa mostram imagens similares por outro ângulo; em algumas delas, Pence segura a mão de sua esposa enquanto os dois acenam (aqui e aqui). Como na foto do post que circula nas redes sociais, eles estão usando luvas, jaquetas compridas escuras e Karen Pence está usando um chapéu. A conta oficial do Twitter do vice-presidente também registrou imagens similares (aqui, aqui e aqui).

Há outro detalhe na foto que confirma que o registro dela foi durante comício em Michigan (EUA). As letras “GHT”, visíveis em um prédio em frente à dupla, logo acima do ombro direito de Pence, fazem alusão ao hangar da empresa Avflight (As letras GHT são parte do logotipo da empresa), localizada no Aeroporto Internacional Gerald R. Ford, próximo a cidade de Grand Rapids. Uma imagem incluída na cobertura da NBC, no local do evento, mostra o mesmo prédio, um hangar da Avflight.

O boato que circula nas redes sociais surgiu depois que os apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, durante a contagem oficial de votos das eleições presidenciais do ano passado, que elegeu Biden. O fato ocorreu na quarta-feira (6). Pence era o responsável por presidir a sessão no Capitólio. Desde então, houve pressão de democratas para que o vice-presidente invocasse a 25ª Emenda para remover Trump do cargo. Esse dispositivo legal permite que o vice e o gabinete do governo destituam o presidente do cargo por incapacidade de continuar no poder. Na terça-feira (12), entretanto, Pence rejeitou o pedido em carta enviada à presidente da Câmara, Nancy Pelosi. O mandato de Trump e Pence se encerra na próxima quarta-feira (20).

Checagem similar foi feita por diversos veículos internacionais, a exemplo do Politifact, Reuters e Boom. No Brasil, o boato foi desmentido pela AFP Checamos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo