Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É de 2019 vídeo de Jaques Wagner garantindo que Ford não fecharia fábrica na Bahia

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
14.jan.2021 | 14h46 |

Circula nas redes sociais a informação de que a Ford desistiu de fechar a sua fábrica em Camaçari, na Bahia. A publicação vem acompanhada de um vídeo do senador Jaques Wagner (PT-BA), que explica no registro que o ministro da Economia, Paulo Guedes, garantiu que não haveria o fechamento da fabricante de automóveis no estado. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

“Acabamos de sair de uma reunião com o ministro Paulo Guedes, os três senadores, o vice-governador, e ele garantiu que não há nenhuma ameaça aos incentivos comprometidos com a Ford até 2025. Boa notícia ao trabalhador da Ford, boa notícia para a Bahia”
Trecho de vídeo compartilhado no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula nas redes sociais com a fala do senador Jaques Wagner (PT-BA) foi publicado no Facebook e no Twitter do próprio parlamentar, em 13 de março de 2019. Naquele dia, senadores da Bahia se reuniram com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para debater a suposta ameaça de retaliação do governo federal à Ford por causa do fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Wagner recebeu a informação de que a fabricante de automóveis permaneceria em Camaçari (BA). “A Ford tem mantido o compromisso do governo brasileiro e o governo da Bahia até 2025 dos incentivos fiscais”, disse o senador, na ocasião. A imprensa registrou as discussões (confira aqui e aqui).

Em sua conta no Facebook, o senador petista reafirmou que o vídeo que circula nas redes é antigo. “A situação hoje, quase 2 anos depois, é outra. O cenário é de absoluto desamparo do setor industrial brasileiro e da total falta de providências do governo federal diante da fuga de empresas e da destruição do mercado interno”, diz Wagner, na publicação.

O vídeo que circula no WhatsApp também tem uma outra versão, com imagens do youtuber Thiago Martins. No registro, ele afirma que a Ford desistiu de fechar a fábrica na Bahia. As imagens seguem com o vídeo do senador Jaques Wagner. “Acabou de acontecer uma reunião com o ministro Paulo Guedes sobre a Ford na Bahia. A nossa equipe econômica conseguiu reverter a situação, permanecendo com os incentivos e trazendo uma proposta para que a Ford permaneça no Brasil conforme seu compromisso até 2025”, diz o youtuber. Por WhatsApp, Martins confirmou que o vídeo é de 2019. Em seguida, enviou um outro registro recente, reforçando aos seus seguidores que a informação sobre a Ford é antiga.

A Ford anunciou, em comunicado à imprensa em 11 de janeiro, que fecharia as fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global”, informou em nota o presidente da Ford, Jim Farley. Em fevereiro de 2019, a empresa também anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Checagem similar foi feita por Boatos.Org e Fato ou Fake.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo