A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É golpe suposto anúncio da Renner sobre fechamento de lojas físicas e distribuição gratuita de produtos

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
14.jan.2021 | 19h23 |

Circula pelas redes sociais que a Lojas Renner estão fechando unidades no Brasil e que o objetivo da empresa agora é focar em vendas online. Além disso, o texto compartilhado afirma que a empresa está doando produtos para a pele e que os interessados devem clicar em um link e responder um questionário para adquirir a mercadoria. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Estamos fechando lojas em todo o país – descubra como você pode obter um benefício exclusivo! (…)  Nosso objetivo daqui para frente é focar mais em estratégias online e nos aplicativos de vendas (…)”

“É  triste vermos tantas unidades da Renner fechando, mas talvez você esteja se perguntando: “tá, mas eu ganho alguma coisa com isso?””. A resposta para essa pergunta é um grande e maravilhoso “SIM!”. Nosso departamento de produtos cosméticos está trabalhando com uma promoção chamada “Renner – Distribuição gratuita de produtos para a pele” . Estamos realizando uma “promoção online” com produtos de cuidados com a pele das melhores marcas, como Dior, NuRadiance, Estée Lauder, La Mer, Lancöme, Givenchy, Flaranse e muitas outras”

Texto publicado em site pirata da Renner que, até as 18h do dia 14 de janeiro de 2021, tinha sido compartilhado por mais de 1,5 mil pessoas no Facebook 

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa, foi publicada em um site pirata e estimula o leitor a cair em um golpe. A assessoria de imprensa da Lojas Renner informou, em nota, que não está fechando unidades no Brasil. Atualmente, a empresa tem 373 estabelecimentos em todos os estados brasileiros e pretende expandir o número de estabelecimentos para 520 até 2025. 

Em março de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Renner anunciou o fechamento temporário de suas lojas. Essa medida durou até abril, quando algumas unidades começaram a ser reabertas gradualmente. Atualmente, os estabelecimentos seguem algumas medidas para barrar a disseminação do vírus. Entre as ações está a distribuição álcool gel e o aumento da limpeza e higienização, por exemplo. 

O texto incentiva o leitor a clicar em um botão para, supostamente, ganhar um produto para a pele grátis. Contudo, isso é um golpe: o link direciona para uma falsa pesquisa que incentiva o cliente a fornecer dados pessoais aos golpistas. “Importante frisar que a empresa não está realizando uma pesquisa online com os clientes e que não há distribuição gratuita de produtos de beleza ou de roupas da marca. A Renner reforça que todas as divulgações da marca são feitas por meio dos seus canais oficiais”, diz a nota.

O post analisado pela Lupa traz ainda um vídeo em que uma mulher fala as informações falsas citadas anteriormente. Usando ferramentas de verificação de imagens, como o Bing, foi possível localizar a moça: uma atriz francesa que fala diversas línguas, entre elas o português. A Lupa entrou em contato com a atriz pelo Instagram, mas até o momento não tivemos retorno.

Após esse episódio, a Renner solicitou a suspensão do perfil que publicou a informação falsa e está adotando as medidas legais com órgãos responsáveis. “Adicionalmente, a empresa está alertando os clientes, por meio das redes sociais, e orientando para que acompanhem as informações da marca por meio de seus canais oficiais”, afirmou a assessoria.

Essa não é a primeira vez que a Lupa desmente um boato envolvendo a Renner. Ainda no início da pandemia da Covid-19, circulou nas redes sociais que a Lojas Renner tinha anunciado, no dia 16 de abril, o fechamento de suas lojas físicas, por tempo indeterminado. O texto não explicava que a decisão foi tomada por conta da pandemia de Covid-19.

Segue, abaixo, a nota completa da Renner:

“Seguem as respostas para suas perguntas abaixo.

1.O texto que circula pelas redes sociais diz que a Renner irá fechar todas as lojas físicas e irá trabalhar apenas com vendas online. Essa informação procede?

A Renner informa que é falsa a informação do fechamento de lojas físicas e reafirma que está mantido o plano de expansão da marca. A expectativa da empresa é chegar até o final de 2025 com 520 unidades da Renner.

2.Quantas lojas Renner existem no Brasil? E em Portugal?

Atualmente, a Renner conta com 373 lojas em todos os estados do Brasil. A Renner não conta com lojas em Portugal.

3. A Renner tem lojas em outros países? Se sim, quais?

Além do Brasil, a Renner está presente com 8 lojas físicas no Uruguai e outras 4 na Argentina. Assim, a Renner totaliza 385 unidades físicas

4. Atualmente, qual é a política adotada pela Renner para diminuir a disseminação do novo coronavírus dentro de suas lojas?

A Renner implementou uma série de medidas, adotando todos os cuidados necessários para receber colaboradores e clientes em segurança, que incluem a disponibilização de álcool em gel em diferentes pontos das lojas; a intensificação da limpeza e higienização dos equipamentos e mercadorias; a instalação de sinalização de distância no piso da área de caixas e também implementação de acrílico nos balcões. Paralelamente, a marca tem atuado com a restrição do funcionamento de provadores (inicialmente todos foram fechados, e atualmente estão abertos somente nas localidades onde os decretos permitem). Também há restrição de horário de abertura e de acesso de clientes, respeitando a situação de cada localidade, em linha com as diretrizes das autoridades locais. Adicionalmente, há cartazes nas lojas com informações de prevenção à Covid-19 e orientações sobre o uso de máscaras de proteção, além da realização da medição de temperatura dos colaboradores.

5. Vocês pretendem tomar medidas legais em relação à informação que está circulando pelas redes?

Quando detectada a situação de disseminação de conteúdo falso, a Renner solicitou a suspensão do perfil e está adotando as medidas cabíveis junto aos órgãos responsáveis. Adicionalmente, a empresa está alertando os clientes, por meio das redes sociais, e orientando para que acompanhem as informações da marca por meio de seus canais oficiais.

Importante frisar que a empresa não está realizando uma pesquisa online com os clientes e que não há distribuição gratuita de produtos de beleza ou de roupas da marca. A Renner reforça que todas as divulgações da marca são feitas por meio dos seus canais oficiais:

Site: www.lojasrenner.com.br

Instagram: @lojasrenner

Facebook: @lojasrenner

Twitter: @Lojas_Renner”

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo