A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Detran do Amazonas irá recolher veículos que circularem por Manaus entre 19h e 5h

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.jan.2021 | 19h42 |

Circula por grupos de WhatsApp que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Amazonas proibiu a circulação de veículos nas ruas da capital Manaus. Segundo a publicação, a medida estaria valendo a partir das 19h da última quinta-feira (14) sob pena de o veículo ser recolhido. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

“Confirmado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, nenhum veículo poderá circular nas ruas de Manaus a partir de hoje dia 14.01.2021 iniciando ás 19:00 horas até ás 05:00

Veículo que for pego circulando nas ruas serão recolhidos para o parqueamento do DETRAN.”

Mensagem que circula em grupos de WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não existe nenhuma medida, por parte do Detran do Amazonas, que restrinja a circulação de veículos pela cidade de Manaus. Pelas redes sociais, o órgão desmentiu o boato e assegurou que não fará a remoção de nenhum veículo. As restrições no estado são, na realidade, para circulação de pessoas — e não meios de transporte. Essa medida foi anunciada na última quinta-feira (14) pelo governo do Amazonas.

O novo decreto instituiu a restrição provisória da circulação de pessoas pelo prazo de 10 dias em todos os municípios amazonenses entre 19h às 6h. A medida tem o objetivo frear o avanço da pandemia de Covid-19. O Detran informou que parte de sua equipe estará nas ruas para orientar, de maneira educativa, pedestres e condutores diante da orientação estadual.

 Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores por meio do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo