A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Divulgação/TV Globo
Foto: Divulgação/TV Globo

#Verificamos: É falso que Angélica disse que não vai tomar vacina contra Covid-19 por ter ‘imunidade alta’

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
19.jan.2021 | 18h17 |

Circula nas redes sociais a informação de que a apresentadora Angélica afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan que ela e a família não tomarão a vacina contra a Covid-19 porque eles têm “imunidade alta”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Angélica esposa do Huck foi entrevistada pela Jovem Pan Ela disse que é a favor de todo povo brasileiro toma [sic] vacina da China o repórter perguntou se ela tem coragem de tomar a vacina ela disse que nem ela e nem a família dela precisa tomar vacina porque eles têm a imunidade alta”
Texto de post publicado no Facebook que, até as 16h de 19 de janeiro de 2021, tinha mais de 240 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Por WhatsApp, a assessoria da apresentadora Angélica negou as informações. “Esse post não é real. Angélica não deu entrevista falando sobre isso”, diz a mensagem. Por áudio, a assessoria afirmou ainda que a família da apresentadora vai tomar a vacina contra a Covid-19 “no momento em que o grupo deles se encaixar, seguindo os protocolos e a fila estabelecida de vacinação no Brasil”.

Nas redes sociais (Facebook e Twitter) e no site da Jovem Pan não há entrevistas recentes dadas pela apresentadora à emissora; nas redes sociais de Angélica (Facebook, Twitter e Instagram) também não há nenhuma menção sobre a declaração do post, tampouco na imprensa.

Em 14 de janeiro, a apresentadora publicou em sua conta no Instagram uma série de fotos cuja legenda era “Eu quero a vacina”. O apresentador Luciano Huck, marido de Angélica, postou no Twitter, em 16 de dezembro, que ele e a família irão tomar o imunizante. “Eu vou tomar a vacina, minha família vai tomar a vacina, recomendo que as pessoas tomem a vacina e ponto final”.

Checagem similar foi feita por Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo