Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Por ‘lutar contra a mentira’, IFCN é nomeada para o Prêmio Nobel da Paz de 2021

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.jan.2021 | 16h54 |

A International Fact-Checking Network (IFCN), organização que reúne checadores de fatos de todo o mundo, foi indicada nesta quinta-feira (21) para o Prêmio Nobel da Paz. A nomeação foi feita pela deputada norueguesa Trine Skei Grande, que também já foi ministra da Educação e da Cultura. A Lupa é membro verificado da IFCN desde março de 2017.

“Vivemos em uma época em que lutar contra as mentiras é tão importante que Joe Biden teve que mencionar isso em seu discurso de posse. Este ano, indiquei os verificadores de fatos para o Prêmio Nobel da Paz. Eles precisam do nosso apoio”, declarou Grande, em sua conta no Twitter.

Em texto publicado no site oficial da entidade, o diretor da IFCN, Baybars Örsek, afirmou que a indicação é um importante reconhecimento do trabalho dos membros da instituição

“Ainda que reconheçamos que há um longo caminho entre ser nomeado e ser listado entre os finalistas, nós vemos a indicação como uma validação importante do trabalho dos checadores de fato. De forma simples: fatos importam e checagens podem salvar vidas”, disse.

Örsek ainda ressaltou que a indicação joga luz sobre a importância do fact-checking e deverá servir de estímulo à comunidade de verificadores:

“Checadores ao redor do mundo, muitas vezes sob ameaça ou ataque, providenciam informação de qualidade e combatem a desinformação, algo muitas vezes feito de forma deliberada, para poluir nossa sociedade ou inibir a liberdade”.

IFCN

Fundada em setembro de 2015, a IFCN reúne 79 plataformas de checagem em 51 países. A instituição é responsável por estabelecer e promover as melhores práticas da checagem. Seus membros são auditados anualmente e devem comprovar que cumprem os cinco pontos do código de princípios da instituição.

A IFCN também costuma promover a colaboração entre seus diferentes membros. Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, a instituição coordenou uma aliança que reúne 99 veículos de mais de 70 países para monitorar as principais tendências globais de desinformação.. Com isso, também desenvolveu uma base de dados de checagens feitas sobre a pandemia.

Nobel da Paz

A indicação para o Nobel da Paz é a primeira etapa de escolha do vencedor do prêmio. Membros de diversas instituições e vencedores do prêmio podem indicar pessoas ou organizações para o Comitê Norueguês do Nobel, composto por cinco membros indicados pela Storting, o parlamento da Noruega. Esse comitê, por sua vez, deve analisar as candidaturas e preparar uma lista com entre 20 e 30 candidatos. 

Esses candidatos são, então, avaliados por conselheiros permanentes do prêmio, que produz relatórios sobre cada um dos indicados. A partir dessas análises, o Comitê decide, em outubro, quem receberá o prêmio, que é entregue sempre no dia 10 de dezembro.

O Prêmio Nobel da Paz foi criado em 1901 e, desde então, já premiou 107 indivíduos e 28 organizações. Em 2020, o prêmio foi dado ao Programa Alimentar Mundial, da Organização das Nações Unidas.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo