A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Twitter Joe Biden
Foto: Twitter Joe Biden

#Verificamos: É falso que Biden afirmou que cloroquina é ‘eficaz’ no combate à Covid-19

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.jan.2021 | 14h36 |

Circula nas redes sociais que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a cloroquina é eficaz para a Covid-19. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“[…] Biden: Cloroquina é eficaz.”
Trecho de post publicado no Facebook que, até as 13h de 25 de janeiro de 2021, tinha mais de 255 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registro na imprensa nem nas redes sociais do presidente Joe Biden (Twitter e Facebook) de qualquer afirmação de apoio ao uso de remédios sem eficácia científica no combate à Covid-19. Além disso, a captura de tela compartilhada nas redes sociais como se fosse uma informação verídica é de um perfil que satiriza o apresentador Luís Ernesto Lacombe.

Em diversas ocasiões Biden criticou o uso de remédios como a cloroquina e a hidroxicloroquina contra a Covid-19 por falta de comprovação científica. Em maio de 2020, quando era candidato, chegou a afirmar que era “totalmente irresponsável” por parte do então presidente Donald Trump o apoio a tais medicamentos. “Isso é totalmente irresponsável. Não há pessoal médico sério dizendo para usar este medicamento, é contraproducente e não vai ajudar.”

Além disso, o presidente dos Estados Unidos, ao tomar posse em 20 de janeiro, assinou uma série de medidas para atenuar o impacto da pandemia de Covid-19 no país. Entre elas, a suspensão do processo de saída dos Estados Unidos da lista de membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o restabelecimento de um conselho na Casa Branca para coordenar a resposta ao novo coronavírus. O uso de máscaras também tornou-se obrigatório em propriedades federais.

Na sexta-feira (22), a Lupa fez checagem similar. Circulou nas redes sociais que a hidroxicloroquina foi aprovada para uso contra a Covid-19 nos Estados Unidos, mas não há registros oficiais. Desde junho de 2020, o FDA (Food and Drug Administration, na sigla em inglês), órgão do governo norte-americano similar à Anvisa no Brasil, não recomenda o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina como profilaxia para a doença.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo