#Verificamos: Artigo removido da revista The Lancet não prova eficácia da hidroxicloroquina contra Covid-19
Circula pelas redes sociais uma imagem de uma reportagem que informa que a revista científica The Lancet publicou uma retratação que anula a validade dos estudos comprovando que a cloroquina e a hidroxicloroquina são ineficazes no combate a Covid-19. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Cientistas pedem desculpas por erro”
Legenda de imagem que, até às 13h do dia 25 de janeiro de 2021, tinha sido compartilhado por 3 mil pessoas no Facebook
A informação analisada pela Lupa é verdadeira, mas é de junho de 2020, e não prova a eficácia da hidroxicloroquina contra a Covid-19. Após a publicação e posterior remoção de artigo publicado na revista The Lancet, citado na reportagem que aparece na captura de tela, diversos outros ensaios clínicos randomizados e duplo-cegos foram publicados demonstrando a ineficácia do medicamento.
Em maio de 2020, a revista científica The Lancet publicou um estudo mostrando que o uso da cloroquina e a hidroxicloroquina no tratamento do novo coronavírus poderia ser perigoso para os pacientes infectados pelo vírus. A pesquisa foi feita a partir de dados de 96 mil pessoas que contraíram a doença e foram tratadas com o medicamento.
Contudo, a integridade das bases de dados foi questionada por outros especialistas. Reportagem do jornal The Guardian também mostrou informações inconsistentes. O número de mortes registradas na Austrália, por exemplo, era inferior ao citado na base. Por causa disso, o estudo foi removido da The Lancet em 4 de junho, que publicou uma nota de retratação.
O fato de o artigo ter sido alvo de retratação e remoção não significa, contudo, que a hidroxicloroquina é eficaz no combate à Covid-19. Após essa polêmica, vários ensaios clínicos, randomizados e duplo-cegos, com o medicamento foram concluídos, e todos eles apontam que a droga é ineficaz no tratamento da doença.
Um estudo publicado na Annals of Internal Medicine e outro no New England Journal of Medicine (NEJM) mostraram que o medicamento não é capaz de reduzir o número de internações em casos leves ou moderados da doença. Este último foi realizado por pesquisadores brasileiros. Outra pesquisa, também publicada no NEJM, mostrou que a droga também não é eficaz na profilaxia. Ou seja, de acordo com esses ensaios, o remédio não serve como “tratamento precoce”.
A hidroxicloroquina também foi considerada ineficaz como tratamento de casos graves da Covid-19 dentro do Recovery Trials, projeto da Universidade de Oxford para encontrar tratamentos contra a Covid-19. A pesquisa foi publicada no NEJM em novembro.
É importante notar que todas as pesquisas citadas são ensaios clínicos, randomizados e duplo-cegos, metodologia mais adequada para o teste de medicamentos. A pesquisa publicada e depois removida pelo The Lancet não era um ensaio, e sim uma análise feita a partir de bases de dados externas.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Chico Marés
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)