Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Vídeo de carreata em Brasília é de manifestação pró-Bolsonaro, e não de protestos a favor do impeachment

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.jan.2021 | 16h46 |

Circula nas redes sociais um vídeo que, supostamente, mostra imagens da carreata pró-impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que ocorreu neste fim de semana em Brasília. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Manifestação em Brasília foi incrível #ForaBolsonaro”
Legenda de post publicado no Facebook que, até as 15h de 25 de janeiro de 2021, tinha mais de 745 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens que viralizaram nas redes sociais são das manifestações pró-Bolsonaro, realizadas em 3 de maio de 2020, em Brasília, como mostra o vídeo publicado pelo veículo Poder360. Ou seja, não há nenhuma relação com os protestos a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que ocorreram no último fim de semana (23 e 24).

Durante as manifestações antidemocráticas de 3 de maio, apoiadores do presidente protestavam contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. Na ocasião, Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada e foi até a rampa do Planalto para acenar aos manifestantes, aglomerados, que gritavam “Fora Maia”.

Protestos Pró-Impeachment

Embora o vídeo que circula nas redes sociais seja antigo, houve, de fato, manifestações pró-impeachment no último fim de semana. No sábado (23), carreatas foram realizadas por entidades e partidos da oposição, que cobraram um posicionamento do Congresso Nacional em relação às medidas adotadas por Bolsonaro na pandemia da Covid-19. Uma das cidades onde esses protestos aconteceram foi Brasília.

No domingo (24), os protestos foram liderados por grupos de direita, como o Movimento Brasil Livre (MBL) e Vem Para Rua. Não houve, contudo, carreata na capital federal.

Checagem similar foi feita por Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo