A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Luciano Hang enviou cilindros de oxigênio para Manaus após publicação de checagem

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
27.jan.2021 | 16h26 |

Circula pelas redes sociais que o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, doou 200 cilindros de oxigênio para Manaus, capital do Amazonas. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Luciano Hang da Havan manda 200 cilindros de oxigênio para Manaus em seus aviões”
Legenda de imagem  que, até às 15h do dia 27 de janeiro de 2021, tinha sido compartilhado por mais de 500 pessoas no Facebook

VERDADEIRO, MAS

Até a última quarta-feira (27), data de publicação desta checagem, o empresário Luciano Hang não tinha realizado nenhuma doação de cilindros de oxigênio para Manaus, capital do Amazonas. Essa informação foi confirmada pelo governo do Amazonas e também pela assessoria de imprensa da Havan, rede de lojas da qual Hang é proprietário. 

Porém, após a publicação da checagem, na noite do dia 27, Hang publicou um vídeo em seu Instagram dizendo que realizaria a doação. “Recebi os prints das pessoas perguntando se eu tinha feito a doação de 200 cilindros para Manaus, eu disse não, eu não fiz. Sabendo do trabalho que o Tirulipa fez (…) quero avisar para vocês que eu comprei agora [os cilindros]”, disse, no vídeo. No dia 28, ele publicou outro vídeo, dizendo que 50 deles tinham chegado na capital do Amazonas.

No dia 14 de janeiro, os hospitais de Manaus passaram por uma crise no abastecimento de oxigênio. As unidades ficaram lotadas com novos casos de Covid-19 e, com poucos cilindros, pacientes morreram asfixiados. Na época, artistas e clubes de futebol encabeçaram campanhas para a doação de cilindros para o governo do Amazonas.

Essa informação também foi verificada pela AFP e pelo Aos Fatos.

Atualização feita no dia 29 de janeiro às 11h: Após a publicação desta checagem, o empresário Luciano Hang começou a realizar a doação de cilindros de oxigênio. A Lupa atualizou o texto para incluir essa informação. A etiqueta original, “falso”, foi alterada para “verdadeiro, mas”.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌A etiqueta original, “falso”, foi alterada para “verdadeiro, mas”.[ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo