Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que WhatsApp deixará de funcionar em todos os aparelhos da Samsung, Motorola, Sony e Apple

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.jan.2021 | 18h21 |

Circula pelas redes sociais que o aplicativo de mensagens WhatsApp deixará de funcionar em algumas marcas de aparelhos, incluindo Samsung, Motorola, Sony e Apple. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“WhatsApp vai deixar e funcionar em aparelhos da Samsung, Motorola, Sony e iPhone”

Título de conteúdo de site publicado no Facebook que, até as 15h do dia 28 de janeiro de 2021, tinha 159 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa foi retirada de contexto. O WhatsApp não deixará de funcionar em todos os aparelhos das marcas Samsung, Motorola, Sony e Apple. Na verdade, apenas dispositivos mais antigos e que ainda rodam com sistemas operacionais desatualizados — e não todos os modelos das marcas citadas — deixarão de ser compatíveis com o aplicativo. De acordo com a última atualização, o app de mensagens passou a rodar apenas nos aparelhos que têm a versão Android 4.0.3 e posteriores ou iPhones com a versão do sistema operacional iOS 9 em diante.

O sistema operacional Android, lançado em 2008, roda em aparelhos de várias marcas: Samsung, Motorola, Nokia, Microsoft, Xiaomi e Sony, entre outras. Versões anteriores ao  Android 4.0.3, lançado há 10 anos, passaram a não ser mais compatíveis com o WhatsApp. Como essa plataforma é usada por várias marcas, não é possível enumerar todos os modelos de cada uma delas que deixaram de receber atualizações desse sistema, cuja versão atual é o Android 11. Mas, via de regra, modelos mais recentes não devem ser afetados.

Já o iOS é um sistema operacional que funciona apenas nos dispositivos da Apple. Somente os iPhones com a versão iOS 9, lançada no final de 2015,  em diante é que poderão instalar o app. Isso significa que nenhum iPhone anterior ao 4 poderá utilizar o WhatsApp. A versão atual desse sistema é a iOS 14.

Em nota, a assessoria de imprensa do WhatsApp no Brasil afirmou que essa é uma prática comum e recorrente da empresa e tem como objetivo direcionar recursos aos sistemas mais novos e com maior número de usuários. “Apesar da quantidade de usuários dos sistemas antigos ser muito pequena, o WhatsApp envia notificações com antecedência, diretamente no app, para informá-los sobre as mudanças e sobre como eles podem continuar usando o aplicativo”, diz o texto.

Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo