Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É de 2019 foto de Doria com camisa do Santos e sem máscara em estádio

Editor | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
01.fev.2021 | 10h47 |

Circula nas redes sociais uma foto do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), usando uma camisa do Santos em um estádio de futebol. A legenda afirma que o governador estava no Maracanã no último sábado (30), com o prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), para assistir à final da Taça Libertadores da América, na qual o alvinegro perdeu de 1 a 0 para o Palmeiras. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Esse FDP,FECHA TD EM SP JUNTO COM O COVEIRO e VAI para o Maracanã .Cadê a Máscara CALCINHA APERTADA”
Legenda de foto publicada no Facebook que, até as 10h do dia 1º de fevereiro de 2021, tinha sido compartilhada por mais de 10 mil pessoas

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga e não tem nenhuma relação com a final da Libertadores, realizada neste sábado (30), no Maracanã, no Rio de Janeiro. A foto foi feita em 8 de dezembro de 2019, na Vila Belmiro, em Santos (SP), pelo fotógrafo Matheus Tagé, do jornal A Tribuna. Na ocasião, o governador João Doria (PSDB), que é santista, acompanhou um jogo entre Santos e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. O alvinegro ganhou por 4 a 0. Ninguém usava máscara porque o jogo foi realizado antes mesmo da descoberta da Covid-19.

Doria assistiu à final da Libertadores em sua casa, em São Paulo. No sábado, às 17h13, ele publicou uma foto no Twitter e no Instagram em que aparece com a camisa do Santos com sua esposa, Bia Doria. Na legenda, escreveu: “Hoje vai dar Peixe! Viva o Santos, rumo ao tetracampeonato!”. O jogo já tinha começado no horário em que a foto foi publicada.

Ao contrário do governador, o prefeito Bruno Covas (PSDB), que também torce para o Santos, estava presente no Maracanã. Sua presença no jogo foi bastante criticada por contradizer as ações da prefeitura da capital paulista contra o coronavírus. 

Apesar da torcida dos dois tucanos, o Santos perdeu o título para o Palmeiras, que venceu a partida por 1 a 0. O gol foi marcado aos 53 minutos do segundo tempo.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo