A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Lupa5anos: mais do que um convite, um compromisso com a reflexão

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.fev.2021 | 19h00 |

Há cerca de três meses, demos início às comemorações do nosso quinto aniversário fazendo um convite à reflexão. Com um manifesto publicado no site da Lupa, reafirmamos a nossa crença no questionamento e na busca pelos significados e suas relações como ferramenta para construção e transformação da realidade. Hoje, ampliamos esse convite e assumimos um compromisso com a reflexão. 

Nosso foco na Lupa é sempre aprofundar o debate sobre a desinformação e seus impactos na democracia e na sociedade. Fazemos isso com educação midiática e com checagem de fatos. Nosso objetivo não é deter a verdade sobre qualquer assunto, mas sim provocar reflexões sobre os temas, de modo que cada um perceba seu papel no contexto da responsabilidade informativa. Que reflita antes de compartilhar conteúdos. Que tenha cuidado ao reproduzir falas sobre as quais não se tem certeza da veracidade. Que compreenda o papel do jornalismo na construção de uma sociedade melhor informada e que possa contribuir para que outros também compreendam.

Na Lupa, nós seguimos e seguiremos sempre com a checagem independente e objetiva e com ações em busca de uma sociedade livre da desinformação. Uma sociedade que, como dissemos no nosso manifesto publicado em 2020, tenha autonomia para investigar, analisar e exercer sua real influência no ambiente digital. 

Por isso, não estamos fazendo apenas um convite à reflexão, mas sim assumindo um compromisso com ela. E assim também assumimos um compromisso com o leitor, a quem entregamos informação verificada – com base em fatos, dados, leis, registros históricos e consensos científicos – para embasar seus pontos de vista e opiniões.

Queremos seguir refletindo, gerando debates, buscando contexto e ajudando você a não ficar entre acreditar em tudo e acreditar em nada.

Desconfie, consuma informação verificada, reflita.

Lupa 5 anos: mais do que um convite, um compromisso com a reflexão.

***

Leia o manifesto lançado pela Lupa em seus 5 anos

No Twitter, veja ações celebradas com a #Lupa5Anos

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo