A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Agência Lupa é selecionada para programa internacional de apoio ao combate a desinformação

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.fev.2021 | 19h48 |

A Agência Lupa e outras 15 plataformas de jornalismo digital ao redor do mundo foram selecionadas pelo Media Development Investment Fund (MDIF) para receber recursos e mentoria na criação de programas de apoio ao combate à desinformação e ao desenvolvimento de iniciativas de jornalismo investigativo digital. O projeto, chamado Membership in News Fund, ajuda plataformas digitais de mídia a construir relacionamentos fortes e permanentes com seus públicos de forma a gerar mais impacto e engajamento ao modelo de negócio digital.

Implementado pela iniciativa Membership Puzzle Project (MPP) e pela MDIF com apoio da Luminate, uma organização filantrópica internacional, as plataformas receberão treinamento focado no design e desenvolvimento de programas de membership, também conhecidos como programas de associação ou apoio, com a ajuda dos maiores especialistas mundiais no assunto.  A ideia é aprofundar o relacionamento das plataformas com seus leitores transformando-os em apoiadores da luta contra a desinformação e pelo desenvolvimento de um jornalismo independente e livre de interesses que não sejam o debate democrático livre e o direito à informação correta e verdadeira.

As plataformas de mídia que integram o projeto incluem abordagens editoriais e geográficas variadas: de uma redação satírica em árabe a um estúdio de podcast colombiano; de uma organização de notícias hiperlocal no sudoeste do Zimbábue a uma redação investigativa na Indonésia. 

“Estamos entusiasmados com tudo que essas redações e o Membership Puzzle Project aprenderão sobre como uma associação de apoio funciona — e o que não funciona — em uma ampla variedade de contextos políticos, sociais e econômicos”, diz Ariel Zirulnick, diretora do Membership in News Fund. “O MPP documentará e compartilhará essas lições após a conclusão do projeto, em meados de 2021.”

“Vamos trabalhar com algumas das mídias independentes mais criativas e dinâmicas do mundo”, diz Harlan Mandel, CEO da MDIF. “Nosso objetivo é fornecer a eles o apoio de que precisam para aprofundar ainda mais sua compreensão de seus públicos e construir relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos com suas comunidades.”

“A mentoria do MPP é fundamental para a Agência Lupa num momento em que a luta contra a desinformação é uma das maiores guerras travadas no país”, diz Gilberto Scofield Junior, diretor de Negócios e Estratégia da Lupa. “E essa não é uma briga só nossa, mas de todos os brasileiros comprometidos com o debate público baseado em fatos”. 

Além de recursos, as plataformas — que incluem 14 organizações jornalísticas que atendem comunidades em 12 países dos cinco continentes, além de uma agência regional e uma multinacional — receberão treinamento dedicado e expertise de redação em tópicos como marketing, boletins informativos, construção de comunidade e desenvolvimento de audiência.

O Membership in News Fund é um programa de US$ 400 mil que serão distribuídos às 16 plataformas. O programa recebeu 219 inscrições de organizações de notícias em todo o mundo, cujos esforços para sustentar suas redações e aproximá-los do público são vitais no ambiente de mídia atual. O trabalho com os bolsistas já começou e vai até agosto de 2021. Eis a lista de contemplados:

Agência Lupa – Hub brasileiro contra a desinformação que fornece conteúdo verificado para outras organizações de mídia e desenvolve programas de educação midiática e digital. O Membership in News Fund apoiará os esforços da Lupa para aprofundar o envolvimento com seu público e diversificar suas fontes de receita por meio do lançamento de um programa de apoio e membership.

Alhudood – é uma organização árabe de notícias satíricas que usa o humor para cobrir política, tendências sociais e econômicas, religião e sectarismo, além de outras questões críticas. O programa apoiará o relançamento de seu programa de associação, que foi suspenso durante a pandemia.

BOOM – é uma organização de notícias baseada na Índia que combate a desinformação por meio de checagem de fatos, educação na mídia e jornalismo investigativo em três países: Índia, Myanmar e Bangladesh. O Membership in News Fund apoiará os esforços da plataforma para aprofundar o envolvimento com seu público e diversificar suas fontes de receita por meio do lançamento de um programa de membership.

CIPER – é uma organização chilena de jornalismo investigativo que trabalha para fortalecer a democracia chilena através da informação, tornando os debates políticos críticos mais acessíveis ao público e desenvolvendo ferramentas para empoderar os cidadãos. Eles lançaram seu programa de associação em agosto de 2019, e o Membership in News Fund apoiará sua estratégia de ampliação. 

The Daily Trust – é uma das maiores organizações de notícias diárias da Nigéria. O programa apoiará o projeto de aprofundamento no engajamento do público e diversificação de suas fontes de receita por meio do lançamento de um programa de membership.

El Faro – é uma organização de notícias investigativas que cobre a América Central. Eles lançaram seu programa de aumento de sócios em 2017, e o Fundo de Membros em Notícias apoiará o desenvolvimento de sua estratégia de aumento de sócios.

Global Voices – é uma comunidade transnacional multilíngue de escritores, jornalistas, tradutores, acadêmicos e ativistas pelos direitos digitais e pela liberdade de expressão que cobrem questões e histórias vitais para suas comunidades, principalmente nos países emergentes. O Membership in News Fund apoiará o lançamento de um programa de membership para complementar os recursos captados com seu Conselho Comunitário e rede de colaboradores.

La No Ficción – é uma empresa colombiana de podcasts especializada em jornalismo investigativo. Eles lançaram seu programa de sócios em novembro de 2019, e o Membership in News Fund vai apoiar sua ampliação. 

444 – é uma organização independente húngara de notícias digitais que publica notícias, reportagens locais, análises e jornalismo de investigação aprofundada. Eles lançaram seu programa de membership em 2020, e o Membership in News Fund apoiará sua ampliação.

The Mail & Guardian – jornal fundado no auge do apartheid para informar o público sul-africano por meio de jornalismo de qualidade, que continua a definir a agenda de notícias e fiscalizar o poder no país. O Membership in News Fund apoiará o desenvolvimento de um programa de membership para sua comunidade online de opinião, o Thought Leader.

ShoTam – é uma organização de notícias ucraniana que produz jornalismo investigativo em um esforço para incrementar o engajamento cívico no país. Eles lançaram seu programa de membros em 2020, e o Membership in News Fund apoiará sua ampliação.

Tempo – é uma organização de notícias independente da Indonésia que foi lançada como uma revista semanal em 1971 e agora publica investigações diárias e cobertura de notícias em profundidade. O Membership in News Fund apoiará seu programa de membership para aprofundar o envolvimento dos leitores com a plataforma.

The Citizen Bulletin – é uma organização sem fins lucrativos do Zimbábue que produz análises e reportagens hiperlocais na região sudoeste de Matabeleland. O Membership in News Fund apoiará a criação de um programa de membership que leve em consideração o poder aquisitivo de seu público.

The News Minute – The News Minute é uma organização de notícias indiana que cobre o Sul do país. Eles lançaram seu programa de sócios em 2020, e o Membership in News Fund vai apoiar sua ampliação. 

The Ukrainians Media –  é um ecossistema de mídia independente ucraniano que compreende uma série de projetos de mídia  (The Ukrainians, Reporters, Creatives, NZL, Chytanka) voltados para a juventude urbana do país e promover uma mudança social positiva através de entrevistas e reportagens aprofundadas. Eles lançaram seu programa de sócios em 2020, e o Membership in News Fund vai ajudar a ampliá-lo.

Volume – é uma plataforma de podcasting com sede na África do Sul que produz reportagens em áudio de formato longo e de qualidade. O Membership in News Fund apoiará a criação de seu programa de membership.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo