Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que CEO da Pfizer disse que não tomará vacina da Covid-19 desenvolvida pela empresa

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.fev.2021 | 16h33 |

Circula nas redes sociais a informação de que o CEO da Pfizer, Albert Bourla, não tomará a vacina da Covid-19 desenvolvida pela própria empresa. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“CEO da Pfizer diz que não tomará a própria vacina”
Post publicado no Facebook que, até as 13h de 4 de fevereiro de 2021, tinha mais de 200 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O post que circula nas redes sociais tira de contexto uma entrevista dada pelo CEO da Pfizer, Albert Bourla, à CNN, em 14 de dezembro de 2020. Bourla explicou que ele e outros executivos da empresa ainda não tinham tomado a vacina da Covid-19 porque não queriam “furar fila”, devido à recomendação do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) de que as primeiras doses deveriam ser aplicadas em trabalhadores da área de saúde.

“Não, ainda não tomei e temos um comitê de ética que está lidando com a questão de quem está recebendo. Existem regras de alocação restritas que o CDC definiu. Somos muito sensíveis para não furar a fila”, afirmou. Em seguida, Bourla diz que a recomendação é de que ele deve tomar em breve a vacina para que as pessoas possam acreditar em sua eficácia. “Eu acho que o comitê recomenda que eu seja vacinado logo porque pesquisas que vimos indicam que as pessoas acreditarão muito mais na vacina se verem o CEO da empresa sendo vacinado, então é provável que eu a receba”.

Em nota, a assessoria da Pfizer negou a afirmação do post. Explicou que o CEO da Pfizer está apenas obedecendo a recomendação do CDC de que as primeiras doses da vacina devem ir para profissionais de saúde. Também por nota, a assessoria disse que, até o presente momento, Albert Bourla ainda não foi vacinado. “O motivo continua o mesmo: a obediência às recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), que destinou as primeiras doses da vacina aos profissionais de saúde e idosos do país. Alguns estados também começaram a vacinar socorristas, professores e residentes com 75 anos ou mais”.

Em seu site, o CDC recomenda atualmente que sejam vacinados nos Estados Unidos, além do pessoal da área de saúde, pessoas acima de 75 anos ou mais, trabalhadores essenciais da linha de frente (como bombeiros, policiais) e aqueles que trabalham no setor educacional, como os professores.

Checagem similar foi feita por Aos Fatos e Fato ou Fake.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo