Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Cartoon Network tirou Tom e Jerry do ar após considerar desenho ‘politicamente incorreto’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.fev.2021 | 19h45 |

Circula pelas redes sociais que o canal Cartoon Network tirou da grade de exibição o desenho Tom e Jerry por considerá-lo “politicamente incorreto”. A animação teria sido tirada do ar por conter muitas cenas de violência, o que seria um “péssimo exemplo” para as crianças. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Numa vitória da turma do ‘politicamente correto’, Cartoon Network tira ‘Tom e Jerry’ do ar”

Título de texto no site Jornal da Cidade Online que, até as 16h30 de 8 de fevereiro de 2021, tinha mais de 11 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O desenho Tom e Jerry continua a fazer parte da grade de programação do Cartoon Network e não há qualquer intenção de tirá-lo do ar. A assessoria de imprensa do canal afirmou, em nota, que a animação é exibida todos os dias no bloco da manhã. A grade de programação disponível no site do Cartoon Network mostra que O Show de Tom e Jerry vai ao ar às 6 horas, de segunda a sexta-feira, e às 7h15, aos sábados e domingos.

Filmes da franquia de animação serão exibidos como um especial a partir de 15 de fevereiro, de segunda a sexta, às 22 horas, aos sábados, das 13h às 16h e aos domingos, das 20h às 22h. Essa programação está relacionada à estreia de Tom & Jerry: O Filme nos cinemas, prevista para 18 de fevereiro.

Outro canal pago do grupo Warner Media, o Boomerang, exibe uma programação diária ainda maior do desenho. Os curtas podem ser vistos de segunda a sexta, às 7h, às 12h e às 17h. Nos finais de semana, Tom e Jerry vai ao ar às 9h e às 21h30.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo