Circula no Facebook um post afirmando que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, mandou Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, fechar o Congresso. É falso. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal estão em um período de recesso previamente estabelecido pelos líderes das casas – decisão que não tem relação com Moraes.
Circula no Facebook um vídeo em que Leo Dias diz ter recebido uma gravação de Preta Gil, que faleceu recentemente, recomendando um “segredo milagroso” de emagrecimento. No conteúdo, ela indicaria um produto e orienta os usuários a entrarem em contato com um suposto médico. É falso. Os vídeos foram manipulados com uso de deepfake.
Circula no Facebook um vídeo alegando que a Meta foi condenada a pagar indenização para usuários que caíram em golpes na plataforma. Bastaria clicar no link e disponibilizar alguns dados para ter acesso ao dinheiro. É golpe. Não há qualquer informação oficial da Meta e tampouco há registros na imprensa noticiando o suposto fato.
Circula no Kwai um vídeo em que a apresentadora Renata Vasconcellos alerta que São Paulo poderia parar nas próximas horas devido a uma greve dos caminhoneiros. É falso. O vídeo foi gerado por IA. Além de o fato não ter sido noticiado no Jornal Nacional, não há qualquer movimentação de paralisação da categoria de caminhoneiros no país.
Circula no Facebook um post que alega que houve uma investigação na residência do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa devido a uma fraude financeira. Um link no post redireciona para um site que afirma que, após a apuração do caso, o Banco Central disponibilizou cadastros em uma plataforma de investimentos. É falso.