A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que governo de SP pagou R$ 400 milhões para espalhar outdoors com elogio a Doria

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
10.fev.2021 | 18h46 |

Circula pelas redes sociais que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), gastou R$ 400 milhões dos impostos paulistas para distribuir outdoors por 14 estados. Neles, haveria uma mensagem de apoio ao político, com o seguinte texto: “Parabéns, Doria. V de Vacina, V de Vitória”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Doria pega 400milhões dos impostos paulistas e monta em 14estados do BR outdoor gigante escrito ‘Parabens Doria V de Vacina V de Vitoria'”

Texto em post publicado no Facebook que, até as 16h de 10 de fevereiro de 2021, tinha mais de 21 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O governo de São Paulo não espalhou outdoors com mensagem favorável a Doria e à vacina contra a Covid-19 por 14 estados, a um custo de R$ 400 milhões. De acordo com o Portal da Transparência do Estado de São Paulo, não houve nenhum pagamento de publicidade neste ano e o total empenhado (reservado) para essa função em janeiro somou R$ 4,9 milhões. Em 2020, o gasto total com propaganda e publicidade institucional ficou em R$ 65 milhões. Além disso, não foi encontrado nenhum contrato com essa finalidade na lista de empresas que prestam serviços para a administração estadual.

Em nota, a Secretaria de Comunicação do estado afirmou se tratar de uma mensagem falsa, que tem circulado pelas redes sociais em diferentes versões. Uma delas mostrava a foto de um outdoor em Campo Grande (MS), com uma frase semelhante à do post analisado pela Lupa: “Parabéns, João Doria. V de Vitória, de Vacina, de Verdade. Vacina para todos”. A peça publicitária, no entanto, foi produzida por uma agência da cidade, a TopMídiaMS, e não foi custeada pelo governo paulista.

Por e-mail, Vinicius Squinelo, representante da TopMídiaMS, esclareceu que a campanha com esse outdoor realmente existiu, mas foi custeada totalmente pela empresa e só ocorreu em Campo Grande. “Ela teve um custo global de R$ 11 mil”, escreveu. “Nunca recebemos um real do governo de São Paulo, prefeitura de São Paulo, ou qualquer representante ou similar dos mesmos.” Squinelo disse que não tem nenhuma filiação partidária e nenhuma ligação pessoal ou empresarial com o governo paulista.

Uma versão semelhante dessa checagem foi feita por Estadão Verifica e Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo