#Verificamos: É falso que Lima Duarte recomenda suplemento contra dores articulares
Circula pelas redes sociais um texto supostamente publicado pelo portal G1, que diz que o ator Lima Duarte revelou não sentir mais dores articulares após tomar um suplemento médico chamado Artrofim. “Os meus resultados foram impressionantes, 1 dia após tomar a primeira cápsula, já consegui me movimentar super melhor, e as dores sumiram parcialmente”, teria dito o ator. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Lima Duarte revela o fim das dores em matéria exclusiva! Clique abaixo e acesse a matéria completa!”
Texto de site em circulação no Facebook que, até as 17h de 18 de fevereiro de 2021, tinha mais de 34,5 mil compartilhamentos
A informação analisada pela Lupa é falsa. Lima Duarte jamais tomou Artrofim e também nunca fez propaganda para a empresa fabricante do suplemento. Também é falsa a entrevista com um depoimento do artista. Em nota, a assessoria de imprensa do ator afirmou que ele teve a sua imagem usada indevidamente. Duarte também desmentiu a história em vídeos publicados no seu perfil oficial no Instagram, em 1º de setembro e em 14 de outubro do ano passado. “Eu não recomendo nada. É mentira. É fake news”, disse. “São uns canalhas.” A atriz Laura Cardoso também é citada na propaganda de modo indevido, segundo Duarte.
Ver essa foto no Instagram
A reportagem sobre o suplemento também é falsa. Apesar de usar o logotipo do G1 e um design semelhante, a página está em um endereço que não tem nenhuma relação com o portal. O próprio site afirmou que jamais publicou o texto, em checagem sobre um conteúdo semelhante feita em dezembro. A publicação usa ainda os logotipos da revista Veja, do portal Terra, da Rede Globo, da MSN e do portal UOL, mas nenhum desses locais produziu reportagens sobre os supostos benefícios do Artrofim.
O texto cita um médico, o “ortopedista Paulo Trindade”, para dar credibilidade ao suplemento. Esse profissional teria sido o responsável por recomentar o produto para Lima Duarte. A foto em que ele aparece, no entanto, foi extraída de uma clínica dos Estados Unidos e mostra o urologista Matthew Shahbandi. A reportagem menciona ainda um estudo clínico com o Artrofim, mas não existe nenhuma pesquisa feita sobre o produto — que não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Reclamações contra a BioHigh, fabricante do suplemento, acumulam-se no site ReclameAqui. Até a publicação desta checagem, havia 191 queixas. A empresa aparecia com nota 4,6, que significa que não é recomendada. Das pessoas que protestaram, apenas 9,5% disseram que voltariam a fazer negócio com a BioHigh. Boa parte delas arrependeu-se da compra e pediu a devolução do dinheiro.
Não é a primeira vez que empresas de suplementos de saúde usam sites piratas e forjam depoimentos de celebridades para vender outros produtos de qualidade duvidosa. A Lupa verificou três propagandas falsas de produtos para articulação, memória e diabetes usando o nome do médico Dráuzio Varella. A imagem do apresentador Luciano Huck também foi usada indevidamente para vender uma pílula para “melhorar a imunidade”. Nenhum deles tem registro na Anvisa ou qualquer comprovação de eficácia.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Chico Marés
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)