#Verificamos: É falso que Flordelis votou a favor de manutenção de prisão de Daniel Silveira
Circula nas redes sociais que a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) votou a favor da manutenção da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso em flagrante ao publicar vídeo com ataques ao STF. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“[Deputada federal Flordelis] votou pela prisão de Daniel Silveira”
Legenda de post publicado no Facebook que, até as 14h de 22 de fevereiro de 2021, tinha mais de 615 compartilhamentos
A informação analisada pela Lupa é falsa. A deputada federal Flordelis não participou da votação que manteve, por 364 votos favoráveis, a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). O sistema de votação da Câmara Federal confirma que não houve voto da parlamentar na sessão de sexta-feira (19). Pelo Instagram, a assessoria de Flordelis informou que ela ausentou-se da votação no Congresso Nacional por causa de um “mal-estar”.
Na nota publicada nas redes sociais, a assessoria explica que o mal estar foi sequela por um AVC sofrido por ela anteriormente e que, por isso, faltou à sessão. Sobre a prisão de Daniel Silveira, a assessoria da deputada diz que seu posicionamento político é “a favor de uma saída que consolidasse o respeito ao Estado Democrático de Direito, ao STF e a todas as suas Instituições, confiando que a Câmara faria a melhor escolha política”.
Daniel Silveira foi preso em flagrante na última terça-feira (16), por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo é a divulgação de um vídeo em que Silveira defende medidas antidemocráticas, como o AI-5, e instiga a adoção de medidas violentas contra ministros do STF. Com 364 votos a favor da prisão e 130 contra, a Câmara dos Deputados decidiu manter a prisão do parlamentar.
Checagem similar foi feita por Aos Fatos.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Chico Marés
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)