A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Secom/BA
Foto: Secom/BA

#Verificamos: É falso que governo da BA escondeu tratores ‘enviados por Bolsonaro’ para não serem entregues

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
26.fev.2021 | 18h03 |

Circula nas redes sociais a informação de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) enviou diversos tratores para o estado da Bahia, mas o governador Rui Costa (PT) teria “escondido” os veículos para não entregar aos pequenos agricultores. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Olha aqui quantos tratores e eles não entregaram, o governador do Estado não entregou. Numa área escondida de Salvador, o governo federal mandou para os pequenos agricultores, fazer o seu plantio, cuidar da sua terra. Olha aí quantos tratores! Tratores que o governo federal Jair Messias Bolsonaro enviou e eles não entregaram. Vocês aí do interior, que têm sua rocinha, olha aí quantas máquinas, simplesmente o governo do estado não entregou”
Vídeo publicado no Facebook que, até as 17h30 de 26 de fevereiro de 2021, tinha mais de 8,9 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Os tratores que aparecem nas imagens foram adquiridos e entregues em julho de 2020, por meio de emendas de deputados federais e estaduais. Além disso, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), os veículos não estavam “escondidos”, mas sim aguardando vistoria para serem entregues, em seguida, aos municípios contemplados.

O registro original que circula nas redes sociais foi publicado em 17 de agosto de 2020, pelo Instagram de um ex-candidato a vereador de Salvador (BA). Na ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) emitiu nota afirmando que os veículos não estavam “abandonados”, mas sim estacionados no Centro de Formação da própria secretaria, no bairro de Itapuã, em Salvador. “O motivo de estarem nesse local é porque, antes de serem entregues e liberados para cada município, os equipamentos são levados para um espaço público, para que sejam vistoriados, emitidos os Termos de Cessão. O embarque para cada município é feito de forma escalonada”, explica.

Os tratores foram entregues em atos públicos pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), no mês de julho, totalizando 190 tratores, em três entregas distintas: a primeira, com 18 veículos, foi feita em 28 de julho, e somou o total de R$ 1,64 milhão. Em 29 de julho, o governo entregou outros 105 tratores, com um investimento de aproximadamente R$ 12 milhões, a 91 municípios. A última etapa de entregas ocorreu um dia depois, com mais 67 tratores agrícolas, representando um montante de cerca de R$ 5,2 milhões.

A reportagem entrou em contato com Ernando Peixoto, ex-candidato a vereador de Salvador nas eleições 2020, pelo PRTB. Por WhatsApp, confirmou a autoria do vídeo. Entretanto, ao ser questionado sobre a nota do governo da Bahia, não quis comentar. “Deus sabe de tudo e ver [sic] tudo”.

Em agosto do ano passado, a Lupa fez uma checagem similar. Na ocasião, um vídeo foi compartilhado nas redes sociais afirmando que diversas ambulâncias, supostamente enviadas pelo presidente Jair Bolsonaro, estavam “abandonadas” em um pátio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Os veículos estavam aguardando vistoria para serem liberados e não tinham sido enviados pelo governo federal, mas sim adquiridos com recursos de emendas de deputados estaduais.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo