A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

‘No epicentro’ é escolhido ‘melhor entre os melhores’ em prêmio mundial de design

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.mar.2021 | 16h50 |

A ferramenta de visualização de dados No epicentro (“At the epicenter”) recebeu um dos prêmios máximos do Best of Digital News Design da Society for News Design (SND) na última quarta-feira (3). A aplicação desenvolvida pela Lupa com o apoio do Google News Initiative foi considerada pelos jurados o “Best in Show” entre as pequenas redações que já haviam sido premiadas com medalhas na 42ª edição do prêmio, o Oscar do design de notícias mundial. Na semana passada, No epicentro foi anunciado como vencedor de uma das medalhas de bronze da competição.

O “Best in Show” é um título que reconhece os melhores trabalhos individuais de toda a competição, que este ano contou com 1.764 projetos inscritos. Todos os 21 juízes avaliam cada prêmio. Os prêmios são divididos por porte organizacional para levar em consideração os desafios enfrentados por redações de diferentes tamanhos. A Agência Lupa ganhou na categoria Small Newsroom (pequena redação).

A narrativa com recursos gráficos “Who gets to breathe clean air in New Delhi” (“Quem consegue respirar ar limpo em Nova Déli?”), do jornal “The New York Times”, ganhou na categoria “grande redação”. E a narrativa audiovisual “Your climate future” (“Seu futuro climático”), do norueguês NKR, ganhou na categoria “média redação”. A lista de vencedores foi publicada no site da SND

A banca de 21 juízes justificou a escolha dizendo que “a Agência Lupa enfrentou um desafio semelhante a muitas organizações de notícias em como visualizar o número alarmante de mortes de Covid-19″. Um dos juízes observou que “os meios de comunicação têm lutado para expressar a magnitude da pandemia de Covid-19 em termos viscerais: isso [No epicentro] é o mais próximo do que temos de fazer”. A banca também aplaudiu o “conceito de narrativa clara, para uma mensagem muito necessária, executada com habilidade de última geração. Quaisquer leitores que encontrem isso na internet parariam e aprenderiam algo novo sobre uma estatística de notícias que provavelmente pensavam que já entendiam”.

Um dos jurados afirmou que, ao usar a ferramenta, visualizou toda a sua cidade natal dizimada pela Covid-19. “Ele [No epicentro] encapsulou seriamente a perda devastadora ao nosso redor. Para mim, os pontos se tornaram mais do que um rosto em uma multidão em uma cidade distante – eles se tornaram cada um dos meus vizinhos, as crianças brincando na rua, o carteiro e meus pais.”

A Lupa havia ganho uma das 102 medalhas de bronze do Best of Digital News Design – ao lado de gigantes como The New York Times, Bloomberg, ESPN, The Atlantic e Radio Canada, entre outros – por No epicentro. A ferramenta responde à pergunta “e se todos os mortos por Covid-19 fossem seus vizinhos?”, colocando o usuário no centro da epidemia. No site, que chegou a ser reproduzido pelo jornal americano The Washington Post, o usuário é convidado a inserir seu endereço e dar início a uma narrativa que reconta a evolução da Covid-19 no Brasil. 

“Esse projeto é um esforço de trabalho em grupo, a partir da percepção de que as mortes para a Covid-19 estavam se transformando em meras estatísticas no Brasil. Desenvolvemos essa narrativa, visual e em storytelling, para tornar a dimensão dessa tragédia compreensível para os brasileiros”, diz Gilberto Scofield Jr., diretor de Negócios e Estratégia da Lupa. 

O Best of Digital News Design homenageia a excelência jornalística, visual e técnica pelos trabalhos produzidos em 2020. Foram distribuídas 12 medalhas de ouro, 37 de prata e 102 de bronze, além de 551 certificados de excelência. O recordista de medalhas foi o jornal americano The New York Times, com 52. Os projetos medalhistas com detalhes você encontra aqui.

No Epicentro  faz com que os números frios sejam pessoais e próximos, dando uma dimensão humana à tragédia”, explicou Alberto Cairo, um dos maiores profissionais de visualização de dados do mundo, que coordenou o trabalho. Da concepção ao produto final, No epicentro demorou cerca de dois meses para ficar pronto. Além de Cairo, três profissionais especializados em jornalismo e narrativas visuais com dados trabalharam no desenvolvimento do produto: o designer Vinicius Sueiro, o jornalista-programador Rodrigo Menegat e o desenvolvedor Tiago Maranhão. 

A lista completa dos premiados você encontra aqui

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo