A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antiga foto de ‘fonte de catuaba’ em festa de filho de Doria

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.mar.2021 | 18h40 |

Circula pelas redes sociais uma foto de uma fonte de catuaba, uma bebida alcoólica brasileira. A legenda que acompanha a imagem afirma que a fonte teria sido o destaque da festa de aniversário do filho do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Em mansão, filho de João Doria que mora na rua Áustria 688 Jdim Europa, dá festa de aniversário com direito a fonte de catuaba ! Festa para 200 convidados todos sem máscaras uma lindeza. Não teve toque de recolher não viu

Legenda de imagem que, até às 14h do dia 8 de março de 2021, tinha sido compartilhada por 300 pessoas no Facebook 

FALSO

A foto analisada pela Lupa é antiga. A imagem foi tirada durante a festa de aniversário de 23 anos de João Doria Neto, filho do governador João Doria, que aconteceu em 2017, ou seja, anos antes da pandemia da Covid-19. Uma reportagem publicada na época pela Veja São Paulo, que traz uma reprodução da mesma foto, informou que a fonte de catuaba foi o destaque da comemoração naquele ano, abastecendo várias garrafas da bebida ao longo da noite. A festa contou com 200 convidados e foi realizada na mansão da família na região dos Jardins, na zona sul de São Paulo. 

No último sábado (6), Alessandra Maluf, vizinha da residência de Doria, gravou um vídeo dizendo que o filho do governador estaria desrespeitando as recomendações sanitárias e dando uma festa no meio da pandemia. “Com música ao vivo, tá? Muito bem. Parabéns. Ele fecha o país, mas o filho está dando uma festa aqui do lado da casa dele”, disse Maluf. Ela disse ainda que teria provas de que a festa, de fato, aconteceu.

No domingo, Doria fez uma queixa-crime na polícia contra os responsáveis pela divulgação da gravação. O tucano também desmentiu a informação em suas redes sociais.

 

Essa informação circulou no início da pandemia, no ano passado, e foi verificada pelo Boatos.org.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo