A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Links enviados por WhatsApp escondem falsas promoções pelo Dia da Mulher

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
08.mar.2021 | 19h43 |

Circulam por grupos de WhatsApp pelo menos quatro supostas promoções do Dia Internacional da Mulher envolvendo as marcas Renner, Adidas, Skol e Caixa Bank. As ofertas de Skol e Caixa Bank são similares: o usuário abre um link onde se lê a mensagem de que foi escolhido para participar de uma pesquisa e, como prêmio, receberá um aparelho celular (iPhone 12 e Samsung Galaxy S21). A suposta promoção da Adidas, por sua vez, leva o internauta para uma página que oferece um presente mediante a participação em um sorteio. A Renner também teria oferecido aos consumidores um prêmio para quem participar de um jogo que simula uma roleta. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Parabéns! Você tem a chance de ganhar sapatos gratuitos fornecidos pela adidas para o Dia da Mulher.
Presente do Dia da Mulher!
Iniciar sorteio” 

Conteúdo que circula no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A Adidas não realizou nenhuma promoção ou sorteio especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Em nota, a assessoria de imprensa da empresa no Brasil informou se tratar de um conteúdo falso e que todas as promoções da marca são feitas somente nos canais oficiais, como site e redes sociais, e não pelo WhatsApp. 

Embora a página da promoção falsa tenha a palavra “adidas”, é possível notar que o endereço na web não segue o padrão de sites nacionais, com o sufixo “.com.br”, por exemplo. Observar detalhes como esse e conferir os canais oficiais da empresa são algumas das recomendações da Polícia Federal para evitar que internautas sejam vítimas de crimes cibernéticos. Na dúvida, não clique em links e não preencha dados como cartão de crédito e senha.  

Como mostrado pela Lupa, o vazamento de dados de mais de 220 milhões de brasileiros expôs a privacidade de usuários de internet. Diante disso, é importante redobrar a atenção com mensagens suspeitas recebidas por e-mail, SMS ou WhatsApp para evitar cair em golpes.


Dia da Mulher! Gire grátis 1 vez e tenha a chance de ganhar prêmios exclusivos!
Apenas um presente é permitido por IP.”

Conteúdo que circula no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A Renner nunca promoveu um jogo para premiar consumidores. Em nota, a empresa informou que qualquer divulgação da marca é feita apenas por meio de canais oficiais, como site e redes sociais, e não pelo WhatsApp. Também afirmou que solicitou a suspensão da página.

Como explicado acima, ao analisar o endereço da página do sorteio, já é possível verificar que se trata de um site falso. Em vez de “lojasrenner”, constam letras e números aleatórios. Somente este ano, outros dois golpes envolvendo a marca circularam por grupos e WhatsApp e foram desmentidos pela Lupa. Um deles também prometia um prêmio pelo Dia Internacional da Mulher.


“Parabéns!

Hoje, 8 Março, 2021, você foi escolhido para participar de nossa pesquisa. Você levará apenas um minuto e receberá um prêmio fantástico: um iPhone 12 Pro! Cada Segunda-feira escolhemos aleatoriamente 50 usuários para dar a eles a chance de ganhar prêmios incríveis. O prêmio de hoje é um iPhone 12 Pro! Haverá 50 vencedores sortudos.

Esta pesquisa visa melhorar a qualidade do atendimento aos nossos usuários e sua participação será recompensada 100%”

Conteúdo que circula no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A pesquisa é, na verdade, um golpe de phishing, termo em inglês para uma prática criminosa que tem o objetivo de roubar informações sigilosas, como dados bancários e senhas de perfis em redes sociais. Procurada pela Lupa, a assessoria de imprensa da Ambev afirmou, por WhatsApp, que “a marca não possui nenhuma ligação com esse tipo de ação.”.Além disso, a página da promoção falsa tem um endereço com letras e números, completamente diferente do site oficial da bebida.

Um conteúdo quase idêntico, porém prometendo um outro modelo de aparelho celular – um Samsung S21 — também circulou em grupos de WhatsApp envolvendo a Caixa Bank. Essa instituição bancária é da Espanha, a La Caixa, e não do Brasil. Na página oficial do banco espanhol não há qualquer promoção relacionada ao Dia Internacional da Mulher, tampouco consta essa informação na página do escritório no Brasil do banco.

A Lupa também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, banco público nacional popularmente conhecido como Caixa, que confirmou que a instituição não é responsável pela suposta promoção — embora tenha divulgado ações comerciais para mulheres em alusão à data. Essas ações, contudo, têm a ver com isenções em anuidades e seguros, por exemplo. 

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo