A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo de Lula é manipulado para parecer que ex-presidente estava ‘embriagado’

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
09.mar.2021 | 17h20 |

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falando lentamente. A publicação sugere que o petista estaria “embriagado” ao fazer o registro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“AÍ PETISTAS. OLHEM O PRESIDENTE DO SEU PAÍS. PORQUE O MEU NÃO É LADRÃO NEM CACHACEIRO. EMBRULHA E LEVA.”
Texto que acompanha vídeo publicado no Facebook que, até as 16h de 9 de março de 2021, tinha mais de 175 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula nas redes sociais foi editado para parecer que o ex-presidente Lula estava “embriagado” quando gravou o depoimento, como sugerem a legenda e a música de fundo. Para tanto, a velocidade de reprodução do vídeo foi reduzida, deixando a fala um pouco mais lenta.

No registro original, publicado na conta oficial de Lula no Twitter, é possível ver que o ex-presidente fala normalmente, sem aparentar nenhuma lentidão no discurso. O vídeo foi publicado em 9 de novembro de 2019, um dia após deixar a prisão em Curitiba. Nele, Lula diz que, agora solto, irá ajudar a “libertar o Brasil dessa loucura que está acontecendo no país”.

 

Ataques contra Lula voltaram a circular nas redes sociais logo após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir anular as condenações do ex-presidente relacionadas à operação Lava Jato. Com isso, o petista passa a ser elegível para as próximas eleições presidenciais.

Nesta terça-feira (9), a Lupa desmentiu um outro boato, o de um vídeo de presos comemorando a decisão do STF sobre Lula. A gravação que circula nas redes sociais foi feita em 2016, quando alguns presídios do Rio Grande do Norte passaram por uma onda de ataques orquestrados.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo