A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É de 2019 foto de Doria sem máscara ao lado de autoridades

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
11.mar.2021 | 16h53 |

Circula nas redes sociais uma foto do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ao lado de outras autoridades em um restaurante, todos sem máscaras. A publicação, que sugere que o registro é recente, critica as medidas adotadas pelo governo do estado no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Fique em casa!!! Fácil conduzir a vida do próximo quando a própria mesa é farta”
Texto que acompanha foto publicada no Facebook que, até as 15h de 11 de março de 2021, tinha mais de 1 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto que circula nas redes sociais é de 1º junho de 2019, ou seja, foi registrada antes do início da pandemia da Covid-19. O post original foi publicado na conta oficial do Twitter do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Na foto, estão presentes alguns membros da equipe do governo estadual, a exemplo do secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, e do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia.

Nesta quinta-feira (11), o governo de São Paulo anunciou medidas mais duras para conter o avanço da pandemia de Covid-19. O decreto, que passa a valer na segunda-feira (15), determina toque de recolher nos 645 municípios todos os dias das 20h às 5h. Também fica proibido o acesso a parques e praias. Haverá proibição completa a qualquer tipo de aglomeração, e o uso de máscaras deve ser intensificado em qualquer ambiente interno ou externo de acesso público.

Devido às medidas adotadas, João Doria vem enfrentando diversos protestos. No sábado (7), manifestantes foram à casa do governador para protestar contra o decreto de fase vermelha no estado, que restringe o funcionamento de estabelecimentos comerciais, por exemplo. No Twitter, Doria criticou a ação. “Bolsonaristas loucos tentam me intimidar com novas ameaças contra mim e minha família. Agora ameaçam minha casa e nossa família.
Além de pedir apoio policial e tomar medidas legais, quero registrar meu repúdio a este comportamento. Onde vai parar o Brasil com tanta conflagração?”

Checagem similar foi feita por AFP Checamos e Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo