A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É de 2017 foto que mostra governador de PE sem máscara em comemoração

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.mar.2021 | 16h11 |

Circula nas redes sociais uma foto que mostra o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao lado de outras autoridades, todos sem máscaras, em uma festividade. Segundo a publicação, a foto é recente, registrada durante um churrasco. “Cidadão de bem não pode trabalhar e nem abrir seus comércios, enquanto isso o governador faz churrasco e muita comemoração”, diz a legenda do post. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

“Mas olha a atitude do governador de Pernambuco, Paulo Câmara e o prefeito do Recife, João Campos dando exemplo (…). Cidadão de bem não pode trabalhar e nem abrir seus comércios, enquanto isso o governador faz churrasco e muita pinta [sic] comemoração de que eu não sei”
Texto que acompanha foto, compartilhado no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto foi registrada em março de 2017, no município de Floresta (PE); portanto, muito antes do início da pandemia da Covid-19. A informação foi confirmada em nota pela assessoria de imprensa do governo de Pernambuco. Na ocasião, o hoje prefeito do Recife, João Campos (PSB), era chefe de gabinete do governo do estado.

Não é possível saber quem registrou a foto. Entretanto, outros vestígios permitem confirmar que o fato ocorreu em março de 2017. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), esteve no município de Floresta em 24 de março de 2017, para inaugurar uma quadra poliesportiva coberta. Diversos portais de notícias registraram o fato (confira aqui e aqui). É possível ver nas fotos que Paulo Câmara, de camisa social amarela, e outras autoridades presentes, como o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), de camisa preta, usavam os mesmos trajes que aparecem no registro que circula nas redes sociais.

Uma outra foto, publicada em 25 de março de 2017, no Instagram do ex-prefeito de Parnamirim Tácio Pontes, também comprova que o registro foi feito em Floresta (PE). O quadro que aparece, ao fundo, na foto que circula nas redes sociais, é o mesmo que aparece no registro publicado na conta do ex-prefeito. “Hoje acompanhei parte do Pernambuco em Ação, projeto do Governo do Estado. Junto com Paulo Câmara, seus Secretários, alguns deputados e demais prefeitos da região, almoçamos em Floresta, cidade do amigo Rodrigo Novaes. Depois seguimos para solenidade de inauguração da quadra da Escola Deputado Afonso Ferraz. O dia terminou na casa do deputado federal, Caio Maniçoba”, diz o ex-gestor, em seu Instagram.

A foto vem sendo compartilhada para “ironizar” as medidas adotadas pelo governo de Pernambuco para conter a pandemia da Covid-19. Até o dia 28 deste mês, apenas os serviços essenciais estão autorizados para funcionar em todo o estado.

Checagem similar foi feita por Aos Fatos e Fato ou Fake.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo