A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Venilton Kuchler / ANPr
Foto: Venilton Kuchler / ANPr

#Verificamos: É falso que Brasil registrou zero caso de dengue este ano

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
26.mar.2021 | 17h20 |

Circula nas redes sociais a informação de que, este ano, o Brasil não registrou casos de dengue. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Verão terminando, Outono chegando e uma coisa espetacularmente boa aconteceu, é o primeiro verão em 40 anos que não teve um caso sequer de dengue”
Legenda de post publicado no Facebook que, até as 14h de 26 de março de 2021, tinha mais de 1,2 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que, entre 3 de janeiro e 13 de março deste ano, o país registrou 103.595 casos suspeitos de dengue. O Ministério da Saúde também confirmou ao menos 19 mortes por dengue este ano.

Apesar do registro de mais de cem mil casos suspeitos de dengue, esse número representa uma redução de 74,3% em relação ao mesmo período de 2020. “Desde fevereiro de 2020, o Brasil enfrenta uma pandemia do covid-19 e, desde a confirmação dos primeiros casos, observou-se uma diminuição dos registros de casos prováveis e óbitos de dengue. Esta diminuição pode ser consequência de uma subnotificação ou atraso nas notificações das arboviroses associadas a mobilização das equipes de vigilância e assistência para o enfrentamento da pandemia e ao receio da população em procurar atendimento em uma unidade de saúde”, explica o Ministério da Saúde.

O informe técnico também mostra que foram registrados 7.778 casos prováveis de chikungunya e 448 infecções pelo zika vírus.

Checagem similar foi feita por Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo