A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Áudio que pede intervenção militar não é do general Braga Netto

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
01.abr.2021 | 18h13 |

Circula por grupos de WhatsApp um áudio atribuído ao general Walter Braga Netto, atual ministro da Defesa, em que ele defende a intervenção militar no Brasil. Na mensagem, o autor fala, entre outros pontos, sobre o conceito de hierarquia no exército, sugere que “governadores estão traindo a pátria” e que o país está passando por uma crise de conhecimento e patriotismo. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“EXERCITO BRASILEIRO PRONTO PARA AGIR – GENERAL BRAGA NETO”
Conteúdo que circula em grupos de WhatsApp

FALSO

O áudio analisado pela Lupa é falso. A voz do narrador da mensagem não é a de Walter Braga Netto. Ao comparar outras entrevistas do militar, nota-se a diferença no sotaque e também no timbre da voz. Por e-mail, a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa confirmou que o áudio não é de autoria do ministro.

Esse conteúdo circulou amplamente pelas redes sociais em abril e em junho do ano passado. Em 2021, voltou a viralizar em correntes de WhatsApp no mesmo mês em que o Brasil passa por uma crise militar com a saída dos três comandantes das Forças Armadas. O período coincide também com a saída de Braga Netto do cargo de ministro da Casa Civil para ocupar o de ministro da Defesa. O mesmo áudio é compartilhado em diferentes versões: num link para um canal no YouTube, em que consta uma versão de pouco mais de 18 minutos de fala; e no formato MP4, com duração de nove minutos.

Ao longo da mensagem, o narrador discorre sobre a importância da hierarquia militar e sugere que “governadores estão traindo a pátria”. Também afirma que “o povo tem que agir” porque as Forças Armadas jamais agiriam “sem a ajuda do povo”. Por fim, sugere que, ao pedir a intervenção militar, “a carranca do brasileiro” tem de ser outra e que “tem que ir com ódio”.

No ano passado, agências de verificação como Estadão Verifica e Fato ou Fake mostraram que um usuário do Facebook conhecido como Joe Patriota assumiu a autoria do áudio. Em seu perfil na rede social, Patriota de fato defende publicamente a intervenção militar no país. Ao pesquisar sobre ele, também é possível localizar vídeos de palestras sobre militarismo nos quais se pode confirmar que a voz dele coincide com a dos áudios.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo