#Verificamos: Áudio que pede intervenção militar não é do general Braga Netto
Circula por grupos de WhatsApp um áudio atribuído ao general Walter Braga Netto, atual ministro da Defesa, em que ele defende a intervenção militar no Brasil. Na mensagem, o autor fala, entre outros pontos, sobre o conceito de hierarquia no exército, sugere que “governadores estão traindo a pátria” e que o país está passando por uma crise de conhecimento e patriotismo. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“EXERCITO BRASILEIRO PRONTO PARA AGIR – GENERAL BRAGA NETO”
Conteúdo que circula em grupos de WhatsApp
O áudio analisado pela Lupa é falso. A voz do narrador da mensagem não é a de Walter Braga Netto. Ao comparar outras entrevistas do militar, nota-se a diferença no sotaque e também no timbre da voz. Por e-mail, a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa confirmou que o áudio não é de autoria do ministro.
Esse conteúdo circulou amplamente pelas redes sociais em abril e em junho do ano passado. Em 2021, voltou a viralizar em correntes de WhatsApp no mesmo mês em que o Brasil passa por uma crise militar com a saída dos três comandantes das Forças Armadas. O período coincide também com a saída de Braga Netto do cargo de ministro da Casa Civil para ocupar o de ministro da Defesa. O mesmo áudio é compartilhado em diferentes versões: num link para um canal no YouTube, em que consta uma versão de pouco mais de 18 minutos de fala; e no formato MP4, com duração de nove minutos.
Ao longo da mensagem, o narrador discorre sobre a importância da hierarquia militar e sugere que “governadores estão traindo a pátria”. Também afirma que “o povo tem que agir” porque as Forças Armadas jamais agiriam “sem a ajuda do povo”. Por fim, sugere que, ao pedir a intervenção militar, “a carranca do brasileiro” tem de ser outra e que “tem que ir com ódio”.
No ano passado, agências de verificação como Estadão Verifica e Fato ou Fake mostraram que um usuário do Facebook conhecido como Joe Patriota assumiu a autoria do áudio. Em seu perfil na rede social, Patriota de fato defende publicamente a intervenção militar no país. Ao pesquisar sobre ele, também é possível localizar vídeos de palestras sobre militarismo nos quais se pode confirmar que a voz dele coincide com a dos áudios.
Esta verificação foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por: Marcela Duarte
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)