A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É antiga foto que mostra Ivete Sangalo em almoço com familiares

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
12.abr.2021 | 16h37 |

Circula pelo WhatsApp uma imagem que mostra a cantora Ivete Sangalo sentada em uma mesa com várias pessoas. A legenda que acompanha a fotografia insinua que o registro teria sido feito durante a pandemia da Covid-19. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Marido da Ivete Sangalo afirmou que a família contraiu Covid19 pq a Cozinheira por trabalhar uma semana e folgar na outra acabou levando o vírus para a sua família. A culpada”
Texto de imagem que circula pelo WhatsApp

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é antiga. A foto que mostra a cantora Ivete Sangalo sentada em uma mesa com várias pessoas ao seu redor foi feita em dezembro de 2019, ou seja, antes dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil — e, portanto, antes de existirem restrições a aglomerações. Na ocasião, a cantora celebrava o almoço de Natal com sua família. A imagem pode ser vista no Instagram pessoal de Ivete. 

A imagem passou a circular nas redes sociais após o nutricionista Daniel Cady, marido de Ivete, dizer que sua família pegou Covid-19 de uma empregada doméstica. “A Covid chegou por uma funcionária, uma cozinheira. O que a gente pode fazer a gente fez. Uma semana o funcionário passava aqui e na outra folgava, mas agora está tudo bem”, disse, durante uma transmissão ao vivo com a atriz e apresentadora Regina Casé. A fala foi criticada nas redes sociais.

No último sábado (10), Daniel publicou um vídeo em sua rede social pedindo desculpas pelo episódio. Ele disse que foi um erro afirmar que a cozinheira teria passado o vírus para a família, mas que o certo seria dizer que ele suspeitava que o contágio teria começado por ela, uma vez que a funcionária teria sido a primeira a sentir os sintomas. Disse ainda que a família tentou fornecer o melhor suporte para a trabalhadora, pagando, por exemplo, o teste de Covid-19. 

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo