A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É golpe promoção de 60 anos do Magazine Luiza no WhatsApp

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
16.abr.2021 | 19h11 |

Circula pelo WhatsApp um link para uma suposta promoção de 60 anos do Magazine Luiza. Quem clica no endereço é redirecionado para uma página que usa o logotipo e as cores da rede de lojas de departamento, com a mensagem de que serão distribuídos muitos prêmios “requintados”, incluindo 1.000 relógios inteligentes e dispositivos móveis. Ao clicar três vezes em caixas de presente diferentes, a pessoa “ganha” um smartphone Samsung Galaxy S21.  Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Celebração do 60º aniversãrio [do Magazine Luiza]. Muitos presentes requintados, bem como mais de 1000 unidades de relógios inteligentes e dispositivos móveis. Tudo o que você precisa fazer é abrir a caixa de presente correta. Você tem 3 tentativas, boa sorte!”

Texto de ‘promoção’ que circula no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa do Magazine Luiza afirmou, em nota, que a rede não está distribuindo prêmios de aniversário, nem é responsável pela página que circula pelo WhatsApp. “Esta promoção não é verdadeira. Inclusive, este ano o Magalu completa 65 anos”, diz o texto. 

Ao clicar no link enviado pelo WhatsApp, o usuário cai em uma página que usa o logotipo e as cores da empresa para tentar passar credibilidade. Trata-se, porém, de um golpe para roubar dados. Na página, estão dispostas 12 ícones representando caixas, nas quais a vítima, supostamente, deve clicar. Não importa a ordem em que a pessoa abrir as caixas de presentes que simulam um sorteio, ela sempre será “premiada” com um smartphone na terceira tentativa

Em seguida, o site pressiona a vítima a compartilhar o link com outros grupos e pessoas no WhatsApp, ameaçando retirar o prêmio se isso não ocorrer dentro dos minutos seguintes. Depois que isso ocorre, aparece uma mensagem pedindo para que a pessoa se registre em um aplicativo para receber o smartphone. É a partir desse ponto que o usuário começa a ser redirecionado para outros sites, que pedem os dados pessoais. As informações repassadas podem ser usadas por criminosos para aplicar golpes.

Os links do site da suposta promoção e as outras páginas para onde a pessoa é direcionada não estão hospedados no endereço oficial do Magazine Luiza, o que também permite identificar o golpe. Textos que pedem urgência para compartilhar um link ou preencher informações são outro indício de fraude — os bandidos precisam que as pessoas façam isso com rapidez para não perceberem que estão caindo em uma cilada. 

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo