A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo de Lula sendo recebido com protestos é antigo e não foi gravado em Pernambuco

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.abr.2021 | 18h51 |

Circula por grupos de WhatsApp um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo recepcionado por manifestantes aos gritos de “o ladrão chegou” e “lula, ladrão, teu lugar é na prisão”. De acordo com a legenda, a gravação foi feita recentemente em Pernambuco, onde o político supostamente faria um discurso e a multidão teria “frustrado o comício”. O vídeo não especifica em qual cidade de Pernambuco foi gravado ou a data, mas vem sendo compartilhado como se fosse atual. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Esta recepção foi agora aqui em Pernambuco.

Quero ver o stf que soltou lula e disse que ele é inocente, impedir o povo dizer que ele é ladrão”

Vídeo que circula em grupos de WhatsApp

FALSO

O vídeo analisado pela Lupa é uma montagem de cenas de protestos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nenhum deles ocorrido recentemente ou em Pernambuco. A montagem foi publicada originalmente em novembro de 2019, quando o presidente deixou a prisão. Na época, ele participou do Festival Lula Livre, em Recife. Esta foi sua última aparição pública, antes da pandemia. 

A montagem foi feita com quatro vídeos diferentes. O primeiro, entre o segundo 14 e o 25, foi gravado por alguém que estava muito próximo ao político, e não é possível saber onde ele estava. O áudio original, porém, foi substituído pelos gritos de um protesto no qual os manifestantes dizem “o ladrão chegou”. É possível reparar na mudança aos 17 segundos. Mensagem idêntica foi entoada em 7 de abril de 2018, quando o ex-presidente foi preso em Curitiba. O mesmo arquivo de áudio continua no segundo vídeo, que mostra manifestantes com a camisa do Brasil.

A partir do segundo 37, as cenas e o áudio mudam. Por meio de uma busca reversa, foi possível localizar a versão original. Trata-se de uma gravação feita em março de 2018, quando Lula visitou a cidade de Santa Maria (RS) e foi recebido com gritos de “Lula, ladrão, teu lugar é na prisão”. Naquela ocasião, apoiadores e manifestantes contrários entraram em conflito. 

Ao final, a cena de uma fila de carros foi adicionada à montagem. Um narrador afirma que alguém “vai ter que sair de helicóptero”, sem mencionar o nome. Não é possível confirmar, portanto, que o narrador se referia ao ex-presidente.

A assessoria de imprensa do petista informou, em nota pelo WhatsApp, que a última aparição de Lula em Pernambuco foi em novembro de 2019, quando participou do festival Lula Livre, em Recife. A nota também afirmou que desde o início da pandemia ele não teve agendas pelo Brasil.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo