Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Teste rápido para Covid-19 não dá positivo quando entra em contato com a água

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.abr.2021 | 11h16 |

Circula no Whatsapp uma mensagem que afirma que a água da torneira testa positivo para Covid-19. Junto com o texto, é compartilhado um vídeo, em que uma pessoa coloca um teste rápido do laboratório Abbott debaixo d’água e mostra o suposto resultado positivo para a doença.  Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Água da torneira testa positivo para Covid-19”

Texto que circula no WhatsApp, acompanhado de vídeo

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A água não testa positivo, quando colocada em contato com o exame rápido. De acordo com o laboratório Abbott, que produz o teste que aparece nas imagens, o líquido apenas estragou o equipamento. Como é possível ver no vídeo, todo o mostrador do teste fica vermelho. Quando o teste é realizado com materiais adequados, apenas uma barra deve aparecer nas partes do mostrador indicadas com as letras C e T

A assessoria de imprensa da Abbott explicou que alimentos e líquidos interferem no funcionamento dos reagentes presentes no dispositivo. A assessoria acrescentou ainda que o teste rápido deve ser usado apenas com amostras coletadas por um swab nasal ou nasofaríngeo inserido nas narinas de uma pessoa, conforme as instruções deste manual

Esse exame não pode ser comprado em farmácias no Brasil. Ele tem autorização para ser aplicado apenas por profissionais da saúde.

 


“E lembrei que esses testes foram fabricados na China”

Texto que circula no WhatsApp, acompanhado de vídeo

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A Abbott é uma empresa fundada em Chicago, nos EUA. A sua sede permanece no país de origem e a produção dos testes rápidos é realizada na Alemanha.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo