A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É montagem capa do New York Times com elogios a manifestações pró-Bolsonaro

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.maio.2021 | 19h26 |

Circula pelas redes sociais uma capa do jornal norte-americano The New York Times. A manchete afirma que o Brasil “quer ser livre” e que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seria “para sempre”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Brazil whants (sic) to be free”
Suposta capa do jornal The New York Times que, até às 16h do dia 3 de maio de 2021, tinha sido compartilhada por mais de 800 pessoas no Facebook 

FALSO

A capa analisada pela Lupa é uma montagem. Ela nunca foi publicada pelo jornal norte-americano The New York Times. A data sinalizada na imagem diz que as reportagens teriam sido divulgadas em uma segunda-feira no dia 4 de abril. A última segunda-feira nesta data aconteceu em 2016 e, naquele dia, a primeira página da edição international do veículo era sobre a presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, a capa teve grande repercussão na imprensa brasileira.

Além de ser uma montagem grosseira, a suposta manchete tem um erro grotesco de grafia. A palavra “wants” (quer) não tem a letra “h”. Além disso, o jornal não costuma publicar slogans, como “Bolsonaro forever!”, na sua capa, nem misturar palavras com todas as letras capitalizadas (“BOLSONARO”) com palavras grafadas normalmente.  

Nos últimos dois dias, o presidente Jair Bolsonaro não foi mencionado positivamente nas primeiras páginas do caderno internacional. Nesta segunda (3), o veículo chega a citar o Brasil e diz que o presidente tem “consistentemente rejeitado a ameaça de o vírus e denunciou medidas para controlá-lo, ajudando a alimentar uma variante perigosa que agora está perseguindo o continente”. Contudo, a manchete do dia é uma reportagem sobre a reação dos migrantes indianos em Londres ao surto de Covid-19 na sua terra natal. No domingo (2), a edição internacional do The New York Times destacou reportagem sobre guerrilhas na Venezuela.

Essa informação também foi checada pelo Estadão Verifica.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo