A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Vídeo viral não mostra ‘filhos de Renan’ embarcando em avião da FAB

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.maio.2021 | 10h46 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um grupo de jovens embarcando em um jatinho. Enquanto filma, um homem caminha pela pista do aeroporto e diz: “Bora pra Bahia, galera!”. Segundo a legenda, as pessoas que aparecem na gravação são filhos do senador Renan Calheiros (MDB-AL), atualmente relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que viajam para a praia em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Filhos do Renan Calheiro usando avião da FAB para irem curtir na praia”

Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 17h de 30 de abril de 2021, tinha mais de 17 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota enviada por e-mail, a assessoria de imprensa da FAB afirmou que o avião do vídeo não pertence à Força Aérea Brasileira. Não foi possível identificar quem são as pessoas que aparecem na gravação. Nenhum dos homens mostrados nas imagens, no entanto, se parece com o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB-AL), com Rodolfo ou com Rodrigo Calheiros – filhos do senador com a artista plástica Maria Verônica Rodrigues Calheiros. A assessoria de imprensa de Renan Calheiros também negou, por WhatsApp, que se trate da família do senador. “É fake. Não tem nenhum filho do senador nesse vídeo”, afirmou. 

A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2016 e foi desmentida, na época, pelo Congresso em Foco. A legenda era diferente e dizia se tratar da “filha” de Renan Calheiros em uma festa em “jato da FAB”. O parlamentar é pai de Maria Catharina. que nasceu de um relacionamento extraconjugal com a jornalista Mônica Veloso, mas ela tinha apenas 11 anos na época. 

Uma versão semelhante dessa checagem foi feita por Boatos.org, E-farsas e Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo