A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Lupa libera novas checagens colecionáveis em NFT no FACTS-NFT

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
24.maio.2021 | 14h00 |

A Agência Lupa colocou à venda nesta segunda-feira (24) quatro novos conteúdos na plataforma FACTS-NFT, a primeira loja virtual de compra e venda de checagens no formato NFT (tokens não fungíveis). A venda de três conteúdos em NFT no primeiro lançamento, no dia 2 de abril, incentivou a empresa a testar novos temas. Com a plataforma, a Lupa busca alavancar um novo modelo de financiamento na luta contra a desinformação e, ao mesmo tempo, permitir que pessoas adquiram as peças de checagem como itens colecionáveis.

O FACTS- NFT foi lançado no Dia Internacional do Fact-checking (dia 2 de abril, um dia depois do 1º de abril, considerado o Dia da Mentira), e disponibiliza para compra checagens de outras três plataformas de verificação: Lead Stories, dos Estados Unidos, Newtral, da Espanha, e Taiwan FactCheck Center, de Taiwan. A FACTS-NFT reúne mais de 20 verificações feitas pelos checadores que integram a iniciativa, selecionadas cuidadosamente em seus acervos. Os conteúdos representam momentos importantes e históricos, apresentados de forma a atrair investidores em criptomoedas, colecionadores internacionais ou qualquer pessoa que queira apoiar o trabalho dos verificadores de fatos.

“A Lupa é uma empresa que busca sempre a inovação e temos muito orgulho de sermos pioneiros no mercado de NFTs com checagem de fatos. Disponibilizar esses conteúdos como itens colecionáveis é uma forma de fortalecer a checagem de fatos e o combate à desinformação e está em consonância com a missão da Lupa”, diz Natalia Leal, diretora de conteúdo da Lupa. 

TUTORIAL: veja como apoiar o trabalho da Lupa comprando checagens em NFT

No mercado FACTS-NFT, cada plataforma de checagem tem sua própria coleção de verificações de fatos. Cada checagem da primeira coleção será negociada a partir de 0,05 ETH (aproximadamente R$ 500). Para adquiri-las, basta seguir atentamente o passo a passo disponível no site da FACTS-NFT ou entrar em contato com as organizações de checagem envolvidas na iniciativa. 

Conheça mais sobre a FACTS-NFT, primeira plataforma de venda de checagens em NFT

Uma vez que uma checagem é adquirida, o comprador tem direito imediato à posse do token. Este token representa a checagem e o material exclusivo anexado à verificação (bastidores da apuração, informações extras, comentários etc.). O comprador da NFT pode então decidir guardar o token como parte de uma coleção, doá-lo ou revendê-lo para outra pessoa no mercado das criptomoedas. 

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo