A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso tuíte de Renato Gaúcho aceitando cargo de técnico da seleção brasileira

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
07.jun.2021 | 17h20 |

Circula pelas redes sociais um tuíte que supostamente teria sido publicado pelo ex-técnico do Grêmio Renato Gaúcho. No texto, Renato teria dito que está aproveitando o tempo com a família, mas que, caso fosse convidado, aceitaria treinar a seleção brasileira. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Estou curtindo minha família, a praia que eu gosto, o chope que eu gosto de beber, meus amigos, fazer as coisas que eu sempre gostei de fazer. Trabalhei há quase cinco anos direto, mas se a seleção chamar eu vou!”
Tuíte atribuído ao técnico e ex-jogador de futebol Renato Gaúcho que, até as 17h do dia 7 de junho de 2021, tinha sido retuitado por mais de 2,7 mil pessoas

FALSO

O tuíte analisado pela Lupa não foi publicado pelo técnico Renato Gaúcho. Ele não tem conta no Twitter ou em nenhuma outra rede social, como esclareceu sua assessoria de imprensa. O perfil @GauchoRenato_, responsável pela publicação, é, portanto, falso.

O perfil falso responsável pela publicação está no Twitter desde 2013. Até, pelo menos, 27 de maio de 2021, o perfil usava o endereço “@Clint_Opressor”, “homenagem” ao ator e diretor norte-americano Clint Eastwood. Antes do último sábado (5), o perfil se limitava a publicar mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e a defender pautas da extrema-direita.

No dia 5, o perfil postou uma foto de Renato Gaúcho e passou a publicar textos insinuando que aceitaria ser o novo técnico da seleção brasileira. Atualmente, na bio do Twitter ele diz o seguinte: “ex-campeão em tudo, atual técnico de futebol, eterno pegador mais conhecido como o Rei do Rio”. 

Ex-treinador de times como Grêmio, Fluminense e Vasco, Renato Gaúcho teria sido cogitado para assumir a seleção brasileira, segundo parte da imprensa, após desentendimentos entre o atual treinador, Tite, e o comando da CBF. 

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo